MISTÉRIO

Jato militar dos EUA faz escala relâmpago em Porto Alegre

Boeing 757 usado pela CIA e Força Aérea Americana esteve no Salgado Filho por poucas horas, sem explicações oficiais sobre sua missão no Brasil

Por Correio do Povo/AU Publicado em 19/08/2025 22:08 - Atualizado em 19/08/2025 23:46

Um avião envolto em mistério movimentou o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira, 19. Trata-se de um Boeing 757-200 modificado, conhecido como C-32B, aeronave do governo norte-americano ligada a missões especiais da Força Aérea dos Estados Unidos. O jato pousou às 17h13 e decolou às 19h52 rumo a São Paulo, segundo publicação do jornal Correio do Povo.

Foto: Wikimedia commons/Reprodução

O modelo, de fuselagem branca e sem marcas de identificação, é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais, baseado em Nova Jersey. Diferente do C-32A, que transporta autoridades da Casa Branca, o C-32B é destinado a missões rápidas e discretas, levando diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.
Segundo registros de voo, a missão começou em 18 de agosto, partindo de Nova Jersey, com escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), antes de chegar ao Rio Grande do Sul. O motivo da passagem pela capital gaúcha, no entanto, não foi explicado por autoridades brasileiras ou americanas.

Conhecido pelo apelido de “Gatekeeper” (“Porteiro”), o avião já foi mobilizado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute em 2020, além de grandes eventos, incluindo os Jogos Olímpicos. Equipado com tecnologia avançada de comunicação e reabastecimento em voo, o C-32B garante autonomia para operações em qualquer parte do mundo.

A breve estadia em Porto Alegre, seguida de decolagem discreta, reforça o enigma em torno da presença do “avião fantasma” no espaço aéreo brasileiro.
O Correio do Povo fez contato e aguarda retorno do Consulado dos EUA, da Força Aérea Brasileira e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Termos relacionados