
Atualmente, os campeões da fase municipal dos Jergs disputam a etapa de coordenadoria, competindo com outras escolas da mesma CRE para avançar à fase regional. No regional, os vencedores das 30 CREs se enfrentam nas cinco grandes regiões do Estado. A Seduc garante transporte e arbitragem para todos os participantes, e, na etapa regional, também oferece alimentação às equipes devido aos maiores deslocamentos.
A competição possui duas categorias (infantil e juvenil), além dos naipes masculino, feminino e misto. As modalidades envolvem esportes individuais e coletivos, abrangendo:
- Atletismo
- Voleibol
- Futsal
- Basquetebol
- Handebol
- Tênis de mesa
- Orientação
- Xadrez
- Bocha paralímpica
- Badminton
Além de fomentar o esporte, os Jergs buscam contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando a integração entre as escolas e a comunidade escolar. Também é uma oportunidade de identificar novos talentos esportivos no cenário gaúcho, selecionando equipes e estudantes para representar o Rio Grande do Sul nas etapas nacionais dos jogos escolares.