Rio Grande do Sul
João Jardim, ex-secretário da Agricultura do RS morre por complicações da Covid-19
Também ex-prefeito de Guaíba, Jardim veio a óbito em razão de complicações do coronavírus
O ex-secretário estadual da Agricultura, João Salvador de Souza Silveira Jardim, morreu neste domingo, em decorrência de complicações da Covid-19. Formado em Direito, o agropecuarista destacou-se como liderança ligada à produção rural e foi prefeito de Guaíba de 1969 a 1972. Segundo a Farsul, que emitiu nota de pesar, Jardim participou de três gestões da entidade, sendo vice-presidente de 1988 a 1991.
Além disso, presidiu a Companhia Rio-Grandense de Laticínios (Corlac) entre 1978 e 1980 e foi conselheiro do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) durante 12 anos. Em 1980 assumiu a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, na gestão de Amaral de Souza, e, em 1982, a Secretaria da Agricultura, no governo de Jair Soares, à frente da qual permaneceu até 1986. Foi ainda diretor-presidente da Guaibarroz S.A. e vice-presidente do Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul (Sindarroz).
O Irga e a prefeitura de Guaíba lamentaram a morte de Jardim em notas divulgados na internet. A autarquia estadual lembrou que João Jardim foi homenageado com o troféu “O Aguador” em 2007, um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela lavoura gaúcha, durante a Expointer.