Educação
Jornada de Medicina: o papel do obstetra e do pediatra na sala de parto
Os convidados para falar sobre o assunto foram a médica ginecologista Rejane Lis Menegaz Ströher e o pediatra Alberto André Pippi Schmidt.
A dinâmica na sala de parto e o papel do obstetra e do pediatra. Esse foi o tema de mais um minicurso promovido durante a IV Jornada do Curso de Medicina, que ocorreu no dia 10 de novembro. A iniciativa foi das Ligas Acadêmicas de Pediatria e de Ginecologia.
Os convidados para falar sobre o assunto foram a médica ginecologista Rejane Lis Menegaz Ströher e o pediatra Alberto André Pippi Schmidt. A médica Rejane Ströher iniciou o encontro com uma abordagem referente ao atendimento da gestante durante o trabalho de parto, com destaque para a identificação das fases clínicas do parto natural, do manejo de intercorrências e nas indicações de cesariana.
O pediatra Alberto Schmidt, por sua vez, abordou os passos para o atendimento do recém-nascido na sala de parto, com ênfase nos protocolos de reanimação neonatal.
Num segundo momento do minicurso, houve a explanação prática dos conteúdos abordados por meio da simulação do parto e do atendimento neonatal.