Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
El Diário
Mundo

Julho pode ser o mês mais quente já enfrentado pela civilização humana

Cientistas anunciam que é praticamente inevitável que julho seja o mês mais quente já observado e dizem que os próximos meses podem ter mais recordes

Metsul
por  Metsul
27/07/2023 14:56 – atualizado há 44 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em meio a ondas de calor intensas que assolam o Hemisfério Norte, é “praticamente certo” que este mês será o mais quente do mundo já registrado, dizem cientistas. O mês está tão quente até o momento que os pesquisadores estão confiantes de que o recorde de 2019 será quebrado, mesmo com vários dias pela frente. Alguns especialistas acreditam que julho pode ser o mês mais quente dos últimos 120.000 anos.

Os cientistas concordam que o aquecimento está principalmente ligado ao uso de combustível fóssil, mas citam causas também naturais. Eles não estão surpresos com o fato de julho estar prestes a quebrar o recorde atual para o mês mais quente, pois houve muitas indicações nas últimas semanas de que o mundo está vendo níveis muito maiores de aquecimento. O dia mais quente já observado no mundo ocorreu em 6 de julho, e os 23 dias mais quentes já registrados foram neste mês, de acordo com o Copernicus Climate Change Service.

Karsten Haustein, da Universidade de Leipzig, calculou que julho de 2023 ficará 1,3°C a 1,7°C acima das temperaturas médias de julho registradas antes do uso generalizado de combustíveis fósseis. O melhor palpite é em torno de 1,5ºC. O pesquisador está confiante de que, mesmo que os últimos dias sejam mais frios, a margem de erro é suficiente para tornar julho o mais quente já visto. “Não será apenas o julho mais quente, mas também o mês mais quente de todos os tempos em termos de temperatura média global absoluta”, disse ele em um comunicado. “Podemos ter que voltar milhares, senão dezenas de milhares de anos, para encontrar condições quentes semelhantes em nosso planeta.”

Os pesquisadores calculam a temperatura do ar global fazendo leituras de estações meteorológicas espalhadas pelo mundo. No entanto, não há estações suficientes para fornecer uma imagem global completamente precisa, então os cientistas alimentam todas essas leituras, além de algumas medições da própria atmosfera, em modelos de computador. Isso permite que os cientistas criem um “mapa sem lacunas”, o que significa que a temperatura global pode ser estimada com segurança. Ao combinar esses conjuntos de dados com as previsões meteorológicas globais para os próximos dias, os cientistas podem chegar a uma estimativa confiável da temperatura global antes mesmo do final do mês.

Embora julho seja provavelmente o mais quente em registros que datam de cerca de 150 anos, alguns pesquisadores acreditam que a temperatura final pode ser a mais alta em dezenas de milhares de anos. Para descobrir esses números antigos, os cientistas usam registros como o ar preso em núcleos de gelo polar ou sedimentos no oceano profundo. Estes captam um sinal do clima na época. A partir dessas evidências, embora os cientistas não consigam identificar meses específicos tão distantes, eles dizem que a última vez que o mundo esteve tão quente foi há cerca de 120.000 anos, quando o nível do mar estava cerca de 8 metros mais alto. “A era do aquecimento global acabou; a era da ebulição global chegou”, disse o secretário-geral da ONU. Antonio Guterres.

Os pesquisadores estão certos que as emissões de combustíveis fósseis das atividades humanas são as principais responsáveis pelos níveis de aquecimento que estamos vendo agora. “O clima extremo que afetou muitos milhões de pessoas em julho é, infelizmente, a dura realidade da mudança climática e uma amostra do futuro”, disse o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Prof. Petteri Taalas. Especialistas acreditam que o recorde de temperatura de julho não será o último quebrado este ano. Além do impacto contínuo dos gases de efeito estufa, há o efeito crescente do El Niño, um evento natural em que os oceanos aquecem no Pacífico e liberam calor na atmosfera. É provável que isso eleve ainda mais as temperaturas e faça de 2023 e 2024 os anos mais quentes já registrados.

Existem outros fatores que podem ter contribuído para as temperaturas globais. Novas regras de navegação levaram a uma menor quantidade de poluentes sendo liberados e, até recentemente, os níveis de poeira do Saara na atmosfera eram baixos. Essas partículas transportadas pelo ar, chamadas de aerossóis, normalmente refletem parte da energia do sol de volta ao espaço, embora a ciência seja muito complicada. Acredita-se que a menor presença desses aerossóis pode ter dado uma pequena contribuição para o recorde de calor do Atlântico Norte. A erupção do vulcão subaquático em Tonga em janeiro de 2022 também aumentou a quantidade de vapor de água na atmosfera, o que agrava o aquecimento.

Veja a matéria completa publicada pelo site da MetSul: https://metsul.com/julho-sera-... .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE