Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Justiça do trabalho determina que 60% dos garis mantenham a coleta do lixo em Erechim

O juiz salienta que o movimento não pode violar ou constranger direitos e garantias fundamentais, e que as manifestações não podem impedir o acesso ao trabalho.

Leandro Vesoloski/Au
por  Leandro Vesoloski/Au
09/02/2021 09:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental que presta o serviço de coleta do lixo seco e orgânico ao município de Erechim, ingressou com pedido na Justiça do Trabalho, solicitando a imediata desobstrução do pátio da empresa para permitir o retorno das atividades de coleta de lixo na cidade.

A empresa alega que funcionários responsáveis pela coleta dos resíduos desencadearam movimento grevista, sem a obediência dos requisitos legais, e que um piquete realizado pelos garis estaria impedindo a realização das atividades.

No pedido encaminhado à Justiça, a Engesa solicita também que os funcionários retornem imediatamente ao trabalho ou que se determine a manutenção da atividade de 70% dos funcionários com o propósito de assegurar a realização do serviço de coleta de lixo no município de Erechim.

Na decisão, o Juiz do trabalho Substituto, Eliseu Cardoso Barcellos, considera que é legitimo exercício do direito de greve mediante adoção dos meios pacíficos de persuasão ou aliciamento de trabalhadores para aderir ao movimento porém, o juiz salienta que o movimento não pode violar ou constranger direitos e garantias fundamentais, e que as manifestações não podem impedir o acesso ao trabalho.

Ao deferir a liminar pleiteada pela Engesa, o juiz determinou a imediata desobstrução do pátio da empresa e a abstenção do grupo grevista de qualquer prática que ameacem os trabalhadores que queiram sair do local para realizar a coleta do lixo. Além disso a justiça do trabalho determinou que 60% dos trabalhadores mantenham a coleta de lixo no município.

A Engesa informou a reportagem do Portal AU Online que durante a noite desta segunda-feira, 08, dois caminhões da coleta orgânica e outros dois caminhões da coleta seletiva efetuaram o trabalho com alguns coletores que são funcionários e que optaram por trabalhar e com diaristas contratados emergencialmente pela empresa para a realização do trabalho.

Na manhã desta terça-feira, 09, dois caminhões de um total de nove, saíram para a realização da coleta.

Uma reunião entre a empresa e a secretaria de meio ambiente ocorreu na manhã de hoje, porém não foram divulgadas maiores informações sobre as negociações realizadas neste encontro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE