Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Justiça nega pedido do MPF para colocar servidores em home office

A peça foi feita pelo MPF (Ministério Público Federal) e MPT (Ministério Público do Trabalho), no entanto, foi rejeitada neste domingo (28)

R7
por  R7
28/06/2020 22:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Justiça do Distrito Federal negou neste domingo (28) pedido para obrigar a União a colocar funcionários em trabalho home office.

A peça foi feita pelo MPF (Ministério Público Federal) e MPT (Ministério Público do Trabalho). Ambos solicitam obrigar a União, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública em decorrência do novo coronavírus a, no prazo de cinco dias, normatizar a obrigatoriedade de se implementar o regime de teletrabalho para todo o pessoal civil (servidores, empregados, terceirizados e estagiários).

Instituições tentam manter regras de isolamento social | Foto: Antonio Augusto / MPF / Divulgação CP

A juíza Raquel Soares Chiarelli, da 21ª Vara do DF, indeferiu o pedido e defendeu que, ao pedir de forma generalizada que seja adotado o regime de home office para os servidores da União, “os autores desconsideram as incontáveis peculiaridades que envolvem o serviço público”.

“Não cabe ao Poder Judiciário fazer juízo de valor sobre o acerto ou desacerto das medidas adotadas no âmbito da discricionariedade administrativa, especialmente quando a provocação judicial apresenta fundamento genérico e desacompanhado de elementos de convicção capazes de evidenciar abuso por parte da administração pública”, argumenta.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE