Mundo

Lava do vulcão Cumbre Vieja chega ao mar em La Palma

Ingresso da lava no oceano que pode produzir explosões e emissão de gases tóxicos.

Por Metsul Publicado em 28/09/2021 21:32 - Atualizado em 03/06/2024 10:16

A lava do vulcão Cumbre Vieja chegou nesta noite ao Oceano Atlântico, em La Palma, nas Ilhas Canárias. Imagens da TV Canárias mostravam o magma expelido pelo vulcão alcançando o mar oito dia depois de iniciada a erupção. A chegada da lava ao oceano já era esperada, uma vez que o vulcão entrou em uma nova fase eruptiva nas últimas horas que produziu um grande rio de lava mais fluída e menos viscosa com movimento mais rápido.

Um perímetro de dois quilômetros foi isolado por terra e mar devido ao ingresso da lava no oceano que pode produzir explosões e emissão de gases tóxicos. O risco, contudo, dizem os especialistas, é apenas em áreas muito próximas do contato do magma com o oceano e não em toda a ilha.

As atenções da imprensa e das autoridades estavam há dias voltadas também para a chegada da lava do vulcão Cumbre Vieja ao oceano. As primeiras imagens do magma no mar, como era de se esperar, acabam sendo impressionantes e já dominam as redes sociais da Espanha neste final de terça-feira.

Os últimos dados do Sistema Copernicus, a partir de monitoramento por satélites, apontam para 686 edificações atingidas pela erupção do vulcão, 589 destruídas e 97 danificadas. São 22,2 quilômetros de estradas afetadas ou totalmente destruídas. Os fluxos de lava cobrem um total de 258 hectares, extensão comparável a 315 campos de futebol.

O porta-voz do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), David Calvo acredita que o vulcão de La Palma entrou numa fase efusiva. Isso significa que haverá menos explosões e o cone principal terá menos proeminência. Assim, a expulsão da lava, que agora está mais viscosa, concentra-se numa boca que fica fora do cone. A nova lava é do tipo havaiana, mais fluída e com maior capacidade de movimento, disse.

O novo rio de lava sai de uma pequena cratera que emite menos cinzas e menos piroclastos do que o centro emissor principal e embora seja difícil para ela formar seu próprio cone, ela emite um “impressionante” jato de lava, disse o Involcan. Nessa boca eruptiva sempre saiu mais lava fluida, entretanto desde o final da segunda-feira ela começou a vomitar lava sem parar. O fato de a lava ser mais fluida faz com que ela tenha mais capacidade de se mover e ocupar terrenos, e por ser menos densa e rápida facilita a chegada ao mar.

A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados