Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Legislativo de Entre Rios do Sul é contrário a benefício estiagem para agricultores

Decisão contrária a proposta do executivo foi tomada na última reunião do legislativo, diz assessoria de imprensa da administração.

Assessoria
por  Assessoria
09/03/2023 09:11 – atualizado há 6 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara de Vereadores de Entre Rios do Sul, em uma reunião tensa, na última segunda feira, votou contra, por cinco votos a quatro, o benefício estiagem aos agricultores do Município.

O Executivo havia enviado dois projetos de lei à Câmara de Vereadores buscando isentar o pagamento de serviços de silagem, quando realizado com as máquinas da patrulha agrícola do município, destinada a alimentação do gado de leite e de corte, quando o Município estivesse em situação de emergência por estiagem.

O Município de Entre Rios do Sul, a exemplo de dezenas de outros Municípios estado a fora, está em situação de emergência devido a estiagem, já homologada pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.

O setor agropecuário é o mais representativo da economia local e o que mais sente os efeitos da estiagem.

Além do benefício da isenção, o projeto de lei também perdoava a dívida com serviços de silagem para estes produtores de leite e carne bovina desde dezembro de 2021 e de horas máquinas em terraplanagem para os avicultores locais que construíram novos aviários no município, benefício este já concedido por outros municípios.

A isenção de pagamento e o perdão da dívida se tratava de uma demanda antiga deste importante setor da economia local, muito atingido pela estiagem, que castiga o Município há vários anos seguidos.

A produção de leite, carne bovina e frango no município representa uma porção bastante significativa da atividade agropecuária do Município, geradora de emprego e renda.

Os vereadores que votaram contra o benefício, todos do MDB, partido que governou o Município até 30 de novembro de 2022, em função da cassação pela Justiça Eleitoral do então prefeito, justificou que votaram contra o benefício por entenderem que mesmo era restrito a um pequeno grupo.

Em contato com o Executivo este referiu lamentar profundamente esta atitude tomada por um grupo de vereadores do Município, todos do mesmo partido, que certamente não estão preocupados com a população, mas sim com uma disputa por espaço político e cargos.

Num momento em que toda a nossa região sente os efeitos da estiagem, que se estenderão ainda por muito tempo, com reflexos no campo e na cidade, e que muitos Governos tem lançado mão de ações para socorrer o setor, não deixa de ser impactante um pequeno município, que depende diretamente do setor agropecuário, alguns vereadores, representantes do povo, votar contra um benefício destes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE