Santa Catarina
Lei torna a cidade catarinense de Urupema a Capital Nacional do Frio
Cidade foi oficialmente criada em 1989, depois de emancipada do município de São Joaquim, e desde então reivindicava o reconhecimento de ser a cidade mais fria do Brasil.
A cidade de Urupema, na Serra catarinense, passou a ser considerada a Capital nacional do frio a partir desta quarta-feira (1º). É o que determina a Lei 14.255, publicada no Diário Oficial da União.
O projeto de lei que deu origem ao título (PL 1.389/2019) é do senador Esperidião Amin (PP). Segundo o parlamentar, a cidade mais fria do país é tomada por temperaturas negativas, cascatas congeladas e casas cobertas de branco. O texto foi aprovado pelo Senado em 2019.
Com a maior altitude média do estado —média de 1.425 metros acima do nível do mar —, a cidade registra cerca de 50 geadas por ano e ocorrência de neve no inverno. Nesta quarta, os termômetros marcaram 4.9°C no amanhecer no município, uma das temperaturas mais baixas do Estado.
A cidade foi oficialmente criada em 1989, depois de emancipada do município de São Joaquim, e desde então reivindicava o reconhecimento de ser a cidade mais fria do Brasil. Urupema tem apenas 2,5 mil habitantes.