Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Leilão para licitação do novo presídio será em 28 de julho

Obras e manutenção da unidade prisional serão realizadas por meio de uma parceria público-privada

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
26/04/2023 12:33 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A obra do novo presídio de Erechim, esperada há décadas pela comunidade da Região Norte do Estado, teve seu edital atualizado e publicado nesta terça-feira (25/4). O documento prevê a construção, manutenção e apoio à operação do estabelecimento prisional no município. A unidade terá 10,4 hectares, dois módulos com 26 mil metros quadrados cada e um total de 1,2 mil vagas disponibilizadas para apenados. A previsão para realização da obra é de até 24 meses.

O projeto do governo do Estado é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área de segurança. O escopo foi elaborado por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) e da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e tem um investimento estimado de R$ 149 milhões. O leilão deve ocorrer em julho deste ano, na B3, em São Paulo.

A iniciativa também é focada na ressocialização, prevendo a possibilidade de trabalho, educação e reinserção social para detentos, assim como o uso de tecnologia na gestão prisional. Uma das principais melhorias será a nova localização do presídio, distante da zona urbana, entre as rodovias ERS-135 e BR-153, que atende a diretrizes de segurança e satisfaz um anseio da população de Erechim.

"Quando desenhamos qualquer tipo de parceria público-privada, buscamos oferecer melhores serviços para as pessoas. No caso do novo presídio de Erechim acontece da mesma forma”, afirmou o titular da Separ, Pedro Capeluppi. “Queremos investir na ressocialização e diminuir o déficit no sistema prisional, pois essas medidas são boas para toda a sociedade.”

A expectativa de investimento na operação é de R$ 50,5 milhões ao ano. A atividade específica de segurança prisional seguirá a cargo de policiais penais, conforme salientou o titular da SSPS, Luiz Henrique Viana. “A expertise da Polícia Penal nesse novo modelo de unidade prisional vai oferecer condições adequadas para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade, principalmente por meio do trabalho e da educação”, disse.

Modelo de parceria

O modelo de gestão será o de Parceria Público-Privada, no qual uma entidade selecionada por licitação – modelo concorrência internacional – é remunerada pela gestão de uma concessão pública, pelo período de 30 anos. No caso do complexo penal, a entidade será responsável pela construção e operação do presídio, que inclui manutenção das instalações, limpeza e apoio logístico na movimentação dos detentos.

O critério para seleção do responsável pela construção, manutenção e apoio à operação será o de menor contraprestação pública.

Edital anterior

Em julho de 2022, foi publicado o primeiro edital para as obras do novo presídio de Erechim. A realização do leilão estava prevista para 15 de setembro de 2022, mas foi suspensa pela ausência de interessados. A partir disso, o governo realizou mais rodadas de market sounding (sondagem de mercado), com o objetivo de colher contribuições da iniciativa privada e aprimorar a nova minuta do edital.

O projeto contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Programa de Parcerias de Investimentos Federal (PPI). Além desses parceiros, nove consultorias do Brasil, dos Países Baixos e de Portugal atuaram ao longo do processo.

Publicação no Diário Oficial do Estado

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE