Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Limite de transferência noturna do Pix começa a valer em 4 de outubro

Resolução aprovada pelo Banco Central estabelece prazo para os bancos colocarem em prática novas medidas de segurança.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
23/09/2021 20:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O limite de R$ 1 mil nas transferências noturnas, entre 20h e 6h, realizadas por meio do Pix entrará em vigor a partir de 4 de outrubro. A medida faz parte de resolução aprovada pelo BC (Banco Central) nesta quinta-feira (23) para prevenção de fraudes na prestação de serviços de pagamento.

O limite de transferências noturnas poderá ser alterado a pedido do cliente, formalizado nos canais de atendimento eletrônicos, porém a instituição deverá estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento.

A medidas haviam sido anunciadas em 27 de agosto. Segundo o BC, as ações relacionadas ao estabelecimento de limites na prestação de serviços deverão ser implementadas até 4 de outubro.

Resolução aprovada pela autarquia também estabeleceu também que até 16 de novembro as instituições devem passar a elaborar relatórios mensais com a compilação dos registros diários de ocorrências de fraudes ou de tentativas de fraudes na prestação dos serviços de pagamento e das medidas corretivas adotadas.

Esses relatórios deverão ser encaminhados aos comitês de auditoria e de risco, à auditoria interna, à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, se houver.

As novas medidas para aumentar a segurança dos serviços de pagamento vêm após uma série de notícias a respeito do crescimento de crimes, incluindo sequestros relâmpagos, após o advento do Pix, que permite transferências imediatas feitas nos sete dias da semana e a qualquer horário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE