Política
Lula define novos comandantes das Forças Armadas
O presidente eleito quer acabar com a especulação de nomes para as Forças Armadas
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu quem serão os novos comandantes das Forças Armadas. Segundo o jornal O Globo, o general Júlio Cesar de Arruda foi escolhido para comandar o Exército, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen a Marinha e o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno a Força Aérea Brasileira (FAB).
A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (7), durante reunião com o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e a escolha foi baseada na antiguidade militar, que define a estrutura hierárquica dos militares. Os nomes deverão ser anunciados oficialmente nesta sexta-feira (8) juntamente com a lista de ministros do novo governo.
Lula pretendia divulgar o nome dos escolhidos após a sua diplomação, que acontece no dia 12 de dezembro. Porém, ele optou por encerrar a “especulação” sobre os nomes. “Ele acha que tem muita especulação, muita coisa. Então, aquilo que ele já tem certeza, ele está querendo divulgar amanhã”, disse a presidente do PT e senadora, Gleisi Hofmann.
Exército
General Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção. É o mais antigo da tropa.
Marinha
Almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha;
Aeronáutica
Tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
Estado-maior das Forças Armadas
Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.