Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Machadinho: Setembro Amarelo traz a orientação sobre a prevenção ao suicídio

Neste ano de 2022 o lema enfatiza: A vida é a principal escolha.

Marceane Cátia Santolin Biscaro
por  Marceane Cátia Santolin Biscaro
09/09/2022 18:30 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

É comum que assuntos considerados indesejados sejam evitados. Nestes aspectos, a abordagem a situações sobre o suicídio ou o próprio assunto em si, costuma ser deixado de lado. Com o propósito de falar sobre o tema e através desta fala proporcionar a compreensão da complexidade do problema, é possível por meio da disseminação do assunto, a oportunidade de buscar ajuda.

O mês de setembro traz à tona a referência ao “Setembro Amarelo”, mês de combate ao suicídio. Neste ano de 2022 o lema enfatiza: A vida é a principal escolha. Desta forma a abordagem ao assunto é sempre uma oportunidade de salvar uma vida. A psicóloga do serviço de saúde no munícipio de Machadinho, Marinna Morisini, enfatiza o alto índice de pessoas que pensam em suicídio e sendo assim, o problema pode estar bem mais próximo do que se imagina. “ Nem sempre a pessoa que enfrenta sofrimentos e pensa no ato de suicídio, pode não apresentar transtornos e nestes casos há muito mais dificuldades de se entender os riscos” ressaltou ela.

Dentro dos fatores de riscos que desencadeiam sinais de suicídio e apresentam pré-disposição para o ato relacionado, estão: abuso sexual na infância, internação psiquiátrica, agressividade, isolamento social, histórico de suicídios na família e doenças mentais.

Com relação aos fatores protetivos é necessário focar no suporte familiar, auto estima, laços sociais, inspiração e sentido através de fé ou algo relacionado, estar vinculado a um emprego, convivência com crianças, animais, natureza e situações satisfatórias.

Não menos importante é a vulnerabilidade na adolescência. Está cada vez mais presente a automutilação e nestes aspectos é indispensável a presença da família para que o problema seja solucionado e a construção de alternativas sejam evidentes, além do suporte psicológico ser determinante.

A partir da compreensão das complexidades entre fatores de risco, até mesmo por pessoas que não apresentam nenhum sinal aparente, o Setembro Amarelo foi criado para reforçar os fatores protetivos e através dele, cada vez mais possa haver a busca pelo suporte e a compreensão de que a vida é a melhor escolha. O serviço psicológico em Machadinho é aberto para toda a comunidade e os profissionais estão à disposição para auxiliar os usuários na busca da solução dos problemas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE