Rio Grande do Sul
Madrugada foi de vendavais e muitos raios em diversas regiões do RS
Frente fria chegou ao estado com ventos de 140km/h. Para a Metsul, o pior já passou na grande maioria das cidades gaúchas.
A chegada de frente fria formou uma linha de tempestades que cruzou o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta com vendavais por diversas áreas. Um forte jato de baixos níveis antecipou a chegada da frente e garantiu uma madrugada de intenso abafamento com marcas acima de 30°C. Uma linha de tempestades, como os modelos antecipavam, se formou de Oeste a Leste do Estado por centenas de quilômetros se deslocando de Sul para Norte. A temperatura ao redor das 5h da madrugada, segundo medição da rede de estações automáticas do INMET, era de 32,7°C em Campo Bom.
Esse linha de tempestades era formada por nuvens de grande desenvolvimento vertical com topo frio e alta incidência de raios. O deslocamento foi muito rápido e em cerca de 3 horas a linha avançou da fronteira com o Uruguai até atingir a região central do Estado.
Por volta de 5h10, uma linha de instabilidade associada a passagem da frente fria cruza o Estado provocando alta incidência de raios e tempestades com vento. Instabilidade está a caminho de Santa Catarina
Entre o fim da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira os vendavais acompanharam a passagem da frente. As rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em vários municípios, conforme registro da rede de dados do INMET, conforme lista abaixo:
- Soledade 141 km/h
- Cruz Alta 140 km/h
- Rio Grande 114 km/h
- Capão do Leão 110 km/h
- São Borja 107 km/h
- São Luiz Gonzaga 91 km/h
- Santa Maria 91 km/h
- Canguçu 90 km/h
- Porto Alegre 90 km/h
- Dom Pedrito 88 km/h
- Santana do Livramento 85 km/h
- Quaraí 85 km/h
- Teutônia 84 km/h
- Santa Vitoria do Palmar 83 km/h
- Bento Gonçalves 75 km/h
O avanço rápido da instabilidade fez com que os volumes de precipitação não fossem tão elevados.
RS tem 1,089 milhão de clientes sem energia elétrica. São 752 mil na área da CEEE Equatorial e 337 mil na área da RGE Energia.
Pior já passou?
Na grande maioria das cidades gaúchas, sim. Vento intenso ocorre na chegada da frente.
O que ainda pode ocorrer é chuva localmente forte. Com ar mais frio ingressando ainda hoje há chance de rajadas esporádicas (não temporal), mais no Leste gaúcho.