Cidade

Maio Laranja: Combate ao abuso e exploração sexual infantil são tema de palestra

A palestra destacou a importância da manutenção e criação de políticas públicas de prevenção e cuidado, enfatizando a necessidade de um esforço contínuo para proteger e apoiar os indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 20/05/2024 15:02 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Na tarde desta segunda-feira (20), a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), promoveu uma capacitação direcionada aos servidores da rede com o tema “Nosso compromisso frente a violência contra crianças e adolescentes”, evento alusivo ao Maio Laranja, mês de combate a exploração sexual infantil.

Estiveram presentes à solenidade de abertura o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; a secretária de Assistência Social, Cristiane Rodrigues; a coordenadora do CREAS Erechim, Lígia Paula Gonçalves; a vereadora Sandra Picoli, representando a Câmara de Vereadores e a convidada Alda Detofol, especialista na área da criança e adolescente e violência doméstica, que conduziu os trabalhos.

A palestra destacou a importância da manutenção e criação de políticas públicas de prevenção e cuidado, enfatizando a necessidade de um esforço contínuo para proteger e apoiar os indivíduos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o vice-prefeito, a proteção das crianças e adolescentes não é apenas uma responsabilidade dos poderes públicos, mas de toda a sociedade. E assim, se faz necessário construir uma cultura de proteção, onde denunciar seja um dever cívico e a prevenção uma prioridade.

“No Brasil, os números são alarmantes. De acordo com dados do Disque 100, a cada hora, quatro crianças são vítimas de abuso sexual. Essa estatística arrebatadora nos lembra da urgência em agir, em falar, em proteger. Por trás de cada número, há uma história de dor, de traumas profundos que marcam a vida desses pequenos cidadãos. Na tarde de hoje, voltamos nossa atenção ao olhar atento que como rede de proteção precisamos nos atentar. O caminho que se faz necessário percorrer diz respeito à atenção de todos, bem como a criação e manutenção de políticas públicas de proteção a estes, que por tantas vezes são silenciados”, disse Flávio Tirello.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados