Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Maioria do STF permite que universidades cobrem passaporte vacinal

Despacho do MEC tinha proibido a cobrança do documento para volta de aulas presenciais, mas ministros votaram contra

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/02/2022 21:23 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as universidades podem exigir de alunos e professores a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para permitir o retorno das atividades presenciais.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / R7 / CP

O julgamento do tema teve início na última sexta-feira, no plenário virtual da corte. O STF analisou um ato publicado pelo Ministério da Educação em dezembro do ano passado que desautorizou as instituições federais de ensino a cobrar a imunização contra a Covid-19 como condicionante para a volta das atividades em sala de aula.

O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que as instituições de ensino têm autoridade para legitimamente exigir a comprovação de vacinação. O magistrado ressaltou que o ato impugnado pelo Ministério da Educação contraria "as evidências científicas e análises estratégicas em saúde ao desestimular a vacinação".

Além disso, Lewandowski ponderou que a decisão da pasta vai em sentido contrário ao de uma lei estabelecida pelo próprio governo, em 2020, que autorizava às autoridades a realização compulsória de vacinação como estratégia para conter a pandemia.

Seguiram o voto dele os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Edson Fachin. Ainda falta a manifestação dos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Luiz Fux e Gilmar Mendes. Contudo, como seis ministros já se posicionaram a favor da cobrança do passaporte vacinal, esse entendimento não será alterado. Se nenhum ministro pedir vista, a votação deve terminar nesta sexta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE