Cidade
Mais de 1400 pessoas já contraíram dengue em Erechim
Outras 262 pessoas aguardam resultados de exames.
Erechim vive uma epidemia de dengue que tem preocupado autoridades e comunidade em geral. Nesta segunda-feira, a secretária de saúde informou que 1439 pessoas já contraíram a doença no município.
Segundo dados disponibilizados pelo município, já foram confirmados 812 casos por laboratório e 627 casos clinico-epidemiológico que é quando, devido ao cenário da epidemia, o exame de sorologia não se torna obrigatório para confirmação do caso. Pacientes residentes em locais onde já se confirmaram casos e que venham a apresentar febre e mais dois sintomas clássicos da dengue podem ser confirmados pelo critério clinico epidemiológico. Outros 262 casos suspeitos aguardam resultados de exames.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas e pode levar a morte.
No município de Erechim, equipes dos agentes de endemias visitam periodicamente as residências com o intuito de identificar focos e criadouros do mosquito. Outra ação que vem sendo realizada é a aplicação do fumacê que vem sendo feita em parceria com a Força Voluntária do Alto Uruguai e Defesa Civil do município. Contêineres para descarte do lixo também foram disponibilizados em alguns bairros para evitar o acúmulo de lixo nos terrenos privados.