SAÚDE PÚBLICA

Mais de 2,3 mil consultas e exames foram perdidos em apenas um mês em Erechim

Ausências em atendimentos agendados preocupam a Secretaria de Saúde e impactam diretamente quem aguarda na fila por consultas, exames e procedimentos.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 23/06/2026 21:15 - Atualizado em 23/06/2026 21:54

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Erechim acendeu um alerta importante: somente no mês de maio, 2.319 consultas, exames e procedimentos agendados deixaram de ser realizados porque os pacientes não compareceram aos atendimentos marcados. O número expressivo representa oportunidades perdidas de cuidado e gera reflexos em toda a rede pública de saúde.

Das ausências registradas, 2.261 ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A UBS Centro lidera o ranking, com 634 faltas, seguida pelas unidades do Progresso (345), São Vicente de Paulo (238), São Cristóvão (218) e Bela Vista (197). No Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), foram contabilizadas outras 58 faltas em atendimentos especializados.

As consultas clínicas aparecem entre os serviços mais afetados, somando 792 ausências. Também registraram elevados índices de não comparecimento exames laboratoriais, consultas ginecológicas, atendimentos psicológicos, odontológicos e procedimentos preventivos.

Para o secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, o problema vai além de uma simples falta individual. Cada horário não utilizado representa uma oportunidade perdida para outra pessoa que aguarda atendimento. “Quando um paciente falta sem avisar, a vaga permanece ociosa. Diferentemente de um atendimento particular, não é possível preencher aquele horário imediatamente com outra pessoa da fila. Enquanto isso, profissionais ficam disponíveis sem realizar o atendimento e pacientes continuam aguardando por consultas, exames e procedimentos”, explica.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça um pedido simples, mas que faz toda a diferença: caso não possa comparecer ao atendimento agendado, o paciente deve comunicar a unidade de saúde com pelo menos um dia de antecedência para solicitar o cancelamento ou reagendamento. Um gesto de responsabilidade que ajuda a reduzir filas, otimizar recursos públicos e garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde quando precisam.

Fotos: Georgia Spilka – Comunicação PME