Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Mais de 2 mil cirurgias foram realizadas em três meses no Hospital Santa Terezinha

Em 2022, tomando como base os meses de janeiro, fevereiro e março foram realizados 2.255 procedimentos cirúrgicos, considerando os de urgência e emergência e eletivos.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
31/03/2022 20:35 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Em virtude do processo pandêmico, muitos serviços de saúde foram paralisados ou reduziram seu ritmo em razão do agravamento do cenário, sendo necessário priorizar a assistência para os usuários acometidos pela Covid-19 em todas as Casas de Saúde.

Com a melhora nos indicadores, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) adotou uma série de medidas para reduzir os números gerados em decorrência das paralisações, de modo especial com relação as cirurgias eletivas e exames que sofreram um impacto maior.

Nesse sentido, desde agosto de 2021 o bloco cirúrgico vem aumentando seus quantitativos, para minimizar a fila e o tempo de espera para realização dos procedimentos, através de mutirões e ampliação dos horários.

Em 2022, tomando como base os meses de janeiro, fevereiro e março foram realizados 2.255 procedimentos cirúrgicos, considerando os de urgência e emergência e eletivos. No mês de janeiro foram realizados 774 procedimentos, 770 em fevereiro e 711 no mês de março.

“Somos sabedores que temos muitos desafios pela frente para vencer o represamento originado em virtude dos anos de 2020 e 2021 (pandemia), mas estamos priorizando ações para vencer esse entrave. Agradecemos todas as equipes do Santa que não estão medindo esforços para que os procedimentos possam ser agilizados, e estamos verificando, que apesar das dificuldades, os números continuam promissores”, afirma o prefeito, Paulo Polis.

“Para ampliação dos quantitativos foi construído regionalmente, através de diálogo com os prefeitos e secretários de saúde, alternativas factíveis para realização de mutirões, destinação de emendas parlamentares específicas para essa finalidade e adesão da FHSTE ao programa estadual Cirurgias +”, finaliza o chefe do Executivo Municipal..

Além disso, a Casa de Saúde, referência no Sistema Único de Saúde (SUS) atende gratuitamente à população e possui em seu quadro, atualmente, 655 colaboradores entre equipes técnicas, apoio e outras. Também, possui 28 empresas médicas contratadas para prover atendimento aos usuários de Erechim, região e macrorregião.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE