Mais de 488 mil aposentados foram aos Correios contestar descontos indevidos no INSS
Em duas semanas, serviço presencial criado para facilitar o acesso de quem não usa internet já registra mais de 3,1 milhões de contestações; prejuízo pode chegar a R$ 1,8 bilhão.
Em apenas duas semanas, mais de 488 mil aposentados e pensionistas compareceram presencialmente a agências dos Correios em todo o país para contestar descontos não autorizados em seus benefícios do INSS.
Desde o dia 30 de maio, os Correios oferecem atendimento gratuito voltado especialmente para pessoas com dificuldade de acesso a celular, computador ou internet, como alternativa ao app Meu INSS e à Central 135.

A partir da próxima segunda-feira (16), quem já contestou os descontos há mais de 15 dias úteis poderá retornar à agência para consultar a resposta das entidades responsáveis pelos descontos.
Até agora, já foram registradas mais de 3,1 milhões de contestações, incluindo as feitas por canais digitais. Segundo o presidente do INSS, 512 mil delas já foram respondidas com documentação apresentada pelas instituições, que alegam que os descontos foram autorizados. Outros 100 mil casos já foram judicializados, enquanto os demais seguem em análise ou aguardam resposta.
O INSS estima que, caso todas as contestações sejam válidas, o prejuízo pode chegar a R$ 1,8 bilhão, sem correção monetária.
Quem comparecer aos Correios pode verificar se há algum desconto irregular e apresentar contestação. Para isso, é necessário levar um documento oficial de identificação. Quem não puder ir pessoalmente pode nomear um representante legal com procuração válida e autenticada.
Os Correios reforçam que nenhum funcionário do INSS ou da empresa está autorizado a visitar segurados em casa. O atendimento é feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site, pela Central 135 ou nas agências dos Correios.