Cidade

Mais de 7.500 mudas de frutas entregues aos produtores rurais

Números são referentes a dois anos e meio do Programa Municipal que incentiva a fruticultura no município, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar.

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 04/10/2023 11:37 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O Programa Municipal de Fruticultura tem como objetivo ampliar a produção de frutas para que a cultura se torne fonte de renda aos agricultores erechinenses. Atualmente, os principais pomares comercias do município são de laranja e uva, contudo, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, vem trabalhando para ampliar e diversificar a produção e por sua vez, possibilitar a ampliação de renda dos produtores rurais.

Nesta semana, estão sendo entregues 1.820 mudas de espécies cítricas, como limão, laranja e bergamota. O secretário William Racoski, explica que 19 produtores estão recebendo o incentivo nesse momento. “Além de entregar aos produtores essa variedade de frutas cítricas, também estamos trabalhando com as orientações e assistência técnica com relação ao plantio e cultivo correto”, pontua o secretário William.

Sobre o Programa Municipal de Fruticultura

Nos últimos dois anos e meio, o Programa Municipal de Fruticultura já distribuiu mais de 7.500 mil mudas de frutas para cerca de 30 produtores rurais de Erechim. Neste ano, além das mudas de frutas cítricas que estão sendo entregues nesta semana, já foram entregues também 900 mudas de frutas de caroço e brancas, como pêssego, ameixa e figo.

Segundo a Emater/RS-Ascar, o município de Erechim tem em produção comercial quatro hectares de caqui, 10 hectares de figo, 65 hectares de laranja, três hectares de limão, quatro hectares de noz-pecã, 15 hectares de pêssego, 15 hectares de tangerina, 66 hectares de uva e cinco produtores de moranguinho em estufa.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, enfatiza que a doação de mudas visa a ampliação das áreas plantadas e auxílio aos produtores. “Sabemos que muitos produtores rurais podem e querem explorar essa área da fruticultura, então, com esse incentivo, eles podem explorar uma nova fonte de renda, sem falar no aumento da produtividade da propriedade rural em Erechim”, finaliza o secretário.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados