Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Mais um passo para estruturação do Centro Tecnológico de Erechim

Prefeito, Paulo Polis, e vice, Flavio Tirello, trataram dos detalhes da parceria que será firmada entre a Prefeitura de Erechim e a ACCIE

Assessoria da PM de Erechim
por  Assessoria da PM de Erechim
26/09/2022 19:21 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Organizar e estruturar o contrato de parceria entre a Prefeitura de Erechim, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Incubadora Tecnológica e Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). 

Esse foram os objetivos da reunião realizada, na manhã desta segunda-feira (26), no Salão Nobre, com o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flavio Tirello; secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski; o diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira; e, o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Fábio Vendruscolo, e integrantes do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder).

Na ocasião, se tratou dos detalhes da parceria que será firmada entre a Prefeitura de Erechim e a ACCIE, por meio de um termo de cooperação transitório, para instalação temporária do Centro Tecnológico de Erechim, no Polo de Cultura do Parque da ACCIE.

Tecnologia presente

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que os investimentos em inovação e tecnologia fazem parte do programa Investe + Erechim, e, principalmente, de um projeto de governo que prioriza o bem-estar humano, saúde, educação, trabalho e o lazer. 

“A tecnologia está presente na educação pública municipal para todas as nossas crianças, e, também, na transformação digital dos serviços públicos, para dar mais agilidade e eficiência para o cidadão”, disse.

Voltado às empresas

Conforme o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, esse é um projeto muito importante que vem para unir ainda mais as forças produtivas do município. 

“Vamos ter um Polo Tecnológico que vai atender os anseios da comunidade. O tema tecnologia e inovação está presente no nosso dia a dia, então, empresas, em parceria com o município e a academia vão proporcionar facilidades para empresas incubadas ou que queiram se instalar, gerar emprego e renda no futuro. Esse é um projeto voltado para as empresas”, disse.

Centro Tecnológico

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, desde janeiro se está trabalhando na formatação do novo espaço tecnológico de Erechim.

“O setor de tecnologia vem crescendo muito no Brasil e Erechim não poderia ficar fora disto. Hoje, chegamos a um entendimento com a ACCIE, que o novo Centro Tecnológico será no Polo de Cultura, que vai receber toda a estrutura tecnológica da Incubadora e ampliar ainda mais”, afirma.

Neste novo Centro Tecnológico, observa o secretário Emerson Schelski, a ideia é unir a iniciativa privada, instituições de ensino, Poder Público, todos num só espaço, para pensar e fazer inovação e tecnologia. “Quanto mais próximos, maior será a chance de dar certo”, disse.

A partir de agora, acrescenta o secretário Emerson Schelski, 

“vamos trabalhar na formatação deste projeto, buscar empresas âncoras, apoiadores, empresas incubadas para que, no início de janeiro, o Centro Tecnológico já esteja em funcionamento. Inicialmente, vamos transferir a Incubadora para a área do Polo de Cultura, nas quatro salas do segundo andar”.

Estrutura necessária

O diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira, ressalta que esta parceria é muito importante porque o local necessita de reestruturação, um novo espaço para fomentar o ecossistema de inovação. 

“Vamos se instalar num ambiente mais qualificado, que vai conseguir atender a demanda de toda a região. A ideia é que este Centro Tecnológica seja referência regional quando se tratar de inovação e tecnologia”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE