Santa Catarina
Mais uma baleia-jubarte é encontrada morta em praia de Florianópolis
Animal com cerca de 7,5 metros, estava em avançado estágio de decomposição.
Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada na tarde deste domingo (8) encalhada e morta na praia da Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Essa é a 10ª baleia-jubarte avistada morta na Ilha de Santa Catarina neste ano.
Uma equipe da R3 Animal, por meio do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), constatou na praia do Norte da Ilha que o animal, com cerca de 7,5 metros, estava em avançado estágio de decomposição. O exame necroscópico e o enterro será realizado na manhã desta segunda (9).
Das 10 baleias encontradas mortas na Ilha, apenas cinco encalharam em locais onde foi possível realizar a necropsia, segundo os biólogos. O PMP-BS Área SC/PR, que desde 2015 monitora diariamente a costa litorânea de Laguna (SC) até Guaraqueçaba (PR) em busca de animais marinhos encalhados, já registrou neste ano 28 baleias-jubarte sem vida.
Apesar disso, segundo levantamento do Projeto Baleia Jubarte, 35 indivíduos foram avistados mortos no Estado até agora. Nesta época do ano, as baleias-jubarte estão no ciclo migratório no litoral brasileiro e a principal área de concentração fica em Abrolhos, entre os estados da Bahia e Espírito Santo.
A R3 Animal orienta que ao avistar uma baleia viva nadando é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias. Caso aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, que corresponde ao Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.