MASSA DE AR POLAR

Massa de ar polar derruba as temperaturas neste domingo no RS

Ar polar derruba as temperaturas no Norte gaúcho e mantém a tarde fria, mesmo com o predomínio do sol. Inmet emitiu alerta para queda de temperatura e o começo da semana pode ter marcas ainda baixas na região

Por Redação/Correio/Metsul Publicado em há 10 horas

O domingo (6) será de sol, mas quem sair cedo de casa em Erechim vai encontrar um cenário típico de inverno. Uma forte massa de ar polar avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca queda acentuada das temperaturas, inclusive durante a tarde.

Para Erechim, a previsão mais recente aponta mínima em torno de 3°C e máxima de apenas 13°C, com predomínio do sol. Outra projeção, da Climatempo, trabalha com mínima de 5°C e máxima de 13°C, também sem previsão de chuva. A diferença entre os modelos é normal, especialmente na estimativa das temperaturas mínimas.

O frio será sentido também nos municípios do Alto Uruguai. Em Gaurama, por exemplo, a previsão consultada indica mínima de 5°C e máxima de 13°C. A tendência é de temperaturas semelhantes nas cidades próximas a Erechim, com variações provocadas principalmente pela altitude, relevo, nebulosidade e intensidade do vento.

Além da temperatura baixa, o vento de Sul deve aumentar a sensação de frio. A MetSul Meteorologia alerta que a entrada do ar polar será acompanhada por vento moderado a forte, com rajadas que podem variar entre 40 km/h e 70 km/h em diferentes áreas do Sul do Brasil.

Inmet alerta para queda da temperatura


Erechim está sob alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para declínio de temperatura. O aviso começa à meia-noite deste domingo e segue até o meio-dia de segunda-feira (7), com previsão de queda entre 3°C e 5°C e indicação de leve risco à saúde.

A recomendação ganha importância principalmente para idosos, crianças e pessoas mais vulneráveis ao frio.

Ar polar toma conta do Estado


A mudança será provocada por uma massa de ar frio de origem polar considerada intensa para os padrões de setembro. Segundo a MetSul, o reforço do ar gelado começa a avançar pelo Rio Grande do Sul neste fim de semana e toma conta do Sul do Brasil durante o domingo.

Mesmo onde houver sol, a temperatura permanecerá baixa. Grande número de municípios gaúchos deve registrar menos de 5°C, enquanto áreas mais frias e de maior altitude podem apresentar marcas negativas.

Neve segue no radar na Serra


Nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o frio será suficiente para manter a possibilidade de precipitação invernal.

A MetSul aponta possibilidade de chuva congelada e neve, especialmente entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul de Santa Catarina. No território gaúcho, a atenção está principalmente nas áreas de maior altitude, incluindo São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

Para Erechim e o Alto Uruguai, até o momento, não há indicação consistente de neve. O principal efeito da massa polar na região será a queda acentuada da temperatura, acompanhada de vento e sensação térmica ainda menor.

A tendência, portanto, é de um domingo seco, ensolarado e bastante frio em Erechim — com cara de inverno em pleno mês de setembro.