Cidade
MDB Diversidade de Erechim participa de encontro estadual na capital
I Fórum dos Direitos Humanos. aconteceu no último sábado, 11 de dezembro.
O núcleo Diversidade do MDB-RS promoveu no último sábado, 11 de dezembro, o I Fórum dos Direitos Humanos. Com participação de palestrantes de diferentes áreas de atuação, o evento, no formato híbrido, procurou abordar visões distintas desta pauta tão relevante para dos dias atuais.
Representando a região do Alto Uruguai, estiveram no evento em Porto Alegre, Monique Milkiewicz Rosset e Luísa Fernanda dos Santos, presidente e secretária geral do MDB Diversidade e Inclusão de Erechim, respectivamente. Também integrou a comitiva a vereadora do MDB de Getúlio Vargas, Inês Magrini.
Foram debatidos pelo Fórum a relação dos profissionais de segurança com os direitos humanos, a responsabilidade social nas gestões pública e privada, o papel das instituições no desenvolvimento de políticas públicas, o incentivo à economia solidária e geração de empreendedorismo e a abordagem dos direitos humanos na pauta político-eleitoral.
Monique, que é Psicóloga e ativista do Movimento Negro de Erechim, esteve entre as palestrantes, abordando o tema ‘‘Políticas Públicas e os Direitos Humanos’’, a representatividade e a sua importância na subjetividade na sociedade, sendo as identidades também, questões políticas.
Durante o evento, foram relatadas diversas histórias de vida e reflexões sobre as novas construções, e sobre a necessidade da desconstrução de conceitos. A busca pela inserção de políticas públicas que reflitam resultados positivos na sociedade, e sobre a luta para que os direitos humanos e a inclusão social sejam garantidos na prática.
‘‘Nós entramos como porta vozes, no espaço político que permeia toda a nossa existência, que todos sejam ouvidos em suas necessidades e perspectivas e, principalmente, na busca da Equidade. É preciso reconhecer a pluralidade e respeitar a diversidade. Como diz Boaventura de Souza Santos, temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. E esse é o nosso papel enquanto núcleo’’, afirmou Monique, ressaltando o encontro como um momento de muito aprendizado.
‘‘Quando há a oportunidade de ouvir o ser humano em sua pluralidade, todos tem a ganhar, fazendo-se necessário que estes debates sejam levados para outras esferas, para que as mudanças aconteçam de fato’’, finalizou a presidente do núcleo de Erechim.
Entre os palestrantes online estiveram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza, o presidente do MDB-RS, deputado federal Alceu Moreira, e a presidente do MDB Diversidade Nacional, Janaína Renee. Presencialmente, o deputado federal Giovani Feltes, a gestora do EAD La Salle de Terra de Areia e Tramandaí, Elisiane Silva, a 2ª vice-presidente do MDB Mulher RS, delegada Márcia Scherer, e o vereador Rudys Rodrigues, de Santa Maria.
Para a presidente do Diversidade RS, Aiesa Pedroso, o primeiro evento realizado pelo núcleo alcançou o objetivo de mobilizar filiados e chamar a atenção para temáticas que influenciam no dia a dia das pessoas. "O nosso núcleo é abrangente e focado num grupo social que atinge mais de 20% da população brasileira. Entendemos que como partido político, o MDB precisa estar preparado para enfrentar estes desafios e estimular ações que atendam essa fatia da sociedade", sustenta Aiesa.
Inspirado nas raízes do MDB – partido que nasceu da mobilização popular e serviu de abrigo para distintas vozes que compartilhavam objetivos em comum –, o núcleo Diversidade atende grupos étnicos raciais e sociais como os povos de matriz africana, de terreiros, quilombolas, pescadores ribeirinhos, indígenas, pessoas com deficiência, idosos e comunidade LGBTQIA+.