Cidade
Medicina Veterinária da URI promove palestras sobre o “março amarelo”
O mês de março, na Medicina Veterinária, é o mês destinado à prevenção de doenças renais.
O mês de março, na Medicina Veterinária, é o mês destinado à prevenção de doenças renais. Assim, o Curso de Medicina Veterinária da URI promoveu, no dia 31 de março, palestras para a conscientização sobre a prevenção e tratamento dessa enfermidade em animais de companhia, visto que as doenças renais acometem 1 a cada 3 gatos e 1 a cada 10 cães ao longo da vida.
De acordo com o professor Guilherme Lopes Dornelles, docente do curso de Medicina Veterinária, as patologias renais apresentam grande importância na clínica de pequenos animais, pois o atraso no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades culminam no agravamento dos sinais clínicos, comprometimento do bem-estar animal e redução na sobrevida destes pacientes.
A primeira palestra foi ministrada por Ana Martiele Engelmann, mestre em Patologia e Patologia Clínica Veterinária, que analisou as “doenças renais em cães”, discorrendo sobre os aspectos fisiopatológicos, prevalência, métodos diagnósticos e tratamentos.
Na segunda palestra, Rúbia Schallenberger da Silva, residente em Patologia Clínica Veterinária, falou sobre “a doença renal crônica em felinos e seus principais fatores de progressão”, trazendo novas perspectivas acerca do diagnóstico, importância clínica e terapias em felinos com patologias renais.
A iniciativa permitiu com os alunos pudessem adquirir conhecimentos básicos necessários para a prevenção, diagnóstico e tratamento dessa enfermidade de extrema relevância para os animais de companhia.
O evento, que contou com o patrocínio da Agronese e Premier, teve duração de 03 horas e contou com 110 participantes, entre discentes, professores e palestrantes.