Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Medicina Veterinária da URI promove palestras sobre o “março amarelo”

O mês de março, na Medicina Veterinária, é o mês destinado à prevenção de doenças renais.

Secom URI
por  Secom URI
07/04/2021 17:01 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O mês de março, na Medicina Veterinária, é o mês destinado à prevenção de doenças renais. Assim, o Curso de Medicina Veterinária da URI promoveu, no dia 31 de março, palestras para a conscientização sobre a prevenção e tratamento dessa enfermidade em animais de companhia, visto que as doenças renais acometem 1 a cada 3 gatos e 1 a cada 10 cães ao longo da vida.

De acordo com o professor Guilherme Lopes Dornelles, docente do curso de Medicina Veterinária, as patologias renais apresentam grande importância na clínica de pequenos animais, pois o atraso no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades culminam no agravamento dos sinais clínicos, comprometimento do bem-estar animal e redução na sobrevida destes pacientes.

A primeira palestra foi ministrada por Ana Martiele Engelmann, mestre em Patologia e Patologia Clínica Veterinária, que analisou as “doenças renais em cães”, discorrendo sobre os aspectos fisiopatológicos, prevalência, métodos diagnósticos e tratamentos.

Na segunda palestra, Rúbia Schallenberger da Silva, residente em Patologia Clínica Veterinária, falou sobre “a doença renal crônica em felinos e seus principais fatores de progressão”, trazendo novas perspectivas acerca do diagnóstico, importância clínica e terapias em felinos com patologias renais.

A iniciativa permitiu com os alunos pudessem adquirir conhecimentos básicos necessários para a prevenção, diagnóstico e tratamento dessa enfermidade de extrema relevância para os animais de companhia.

O evento, que contou com o patrocínio da Agronese e Premier, teve duração de 03 horas e contou com 110 participantes, entre discentes, professores e palestrantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE