Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Médico da UBS de Erebango faz apelo: "homens também adoecem e precisam focar na prevenção"

Dr. Jorge Herrmann reforça que o município oferece todas as condições para que a população realize suas consultas e procedimentos.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
08/11/2021 18:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em plena campanha do Novembro Azul, Jorge Herrmann, que atua na UBS de Erebango, reforça que o município oferece todas as condições para que a população realize suas consultas e procedimentos, os quais são essenciais para a qualidade de vida.

 “Quanto antes um problema for detectado, melhores serão as chances de cura”, Dr. Jorge Herrmann

Neste mês, uma iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da população masculina sobre a importância das consultas de rotina. O foco principal da campanha ‘Novembro Azul’ é a prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e causa de morte de 28,6% das pessoas que desenvolvem neoplasias malignas.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Conscientização é fundamental

Conforme o médico Jorge Herrmann, que atua na Unidade Básica de Saúde de Erebango, não somente no município, mas em todo o mundo é observada uma resistência expressiva por parte da maioria dos homens, em procurar um serviço de saúde, seja público ou particular, para a prevenção de doenças. “Essa postura se deve a inúmeros fatores, mas um dos principais é a indisponibilidade de tempo para ir até o posto. As campanhas visam incentivar ainda mais esse cuidado, para que os cidadãos se dirijam à uma unidade para prevenir não somente o câncer de próstata, que é o foco central deste mês, mas outros problemas, tais como: colesterol e diabetes”, destaca.

Na avaliação do profissional, os homens, muitas vezes têm dificuldade de entender que eles também adoecem, não são “super-heróis” e, em vários casos, quando chegam ao médico, já estão em fases adiantadas de algumas doenças.

Quando procurar um profissional?

Dr. Jorge orienta que, no caso da prevenção do câncer de próstata, a sugestão é que os exames de PSA e de toque retal sejam feitos a partir dos 40 anos. Nessa faixa etária o retorno pode ser a cada dois anos. “Caso seja observada qualquer alteração da próstata, a equipe profissional pode iniciar o tratamento ou as medidas corretivas para evitar complicações à saúde”, alerta.

Já a partir dos 50 anos, o recomendado é que a atualização dos exames possa ser feita anualmente. “Se tem histórico na família, o cuidado deve ser ainda maior, considerando que o fator genético é muito importante nessa doença”, afirma.

Sinais e sintomas que merecem uma atenção redobrada:

* Dificuldade em esvaziar a bexiga que pode levar a exigência de mais esforço para urinar;

* O jato urinário se torna fraco;

* Vontade de urinar com frequência;

* Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fique em dia com sua saúde

O médico reitera o pedido para que os homens priorizem a qualidade de vida: “aconselho que todos venham até a UBS e coloquem seus exames em dia. Um problema, quando detectado precocemente, tem melhores chances de cura”.

Em Erebango, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece todas as condições para que a população realize suas consultas e procedimentos. Desse modo, o município mantém seu compromisso em colaborar com o bem-estar da população.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE