Cidade
Médico da UBS de Erebango faz apelo: "homens também adoecem e precisam focar na prevenção"
Dr. Jorge Herrmann reforça que o município oferece todas as condições para que a população realize suas consultas e procedimentos.
Em plena campanha do Novembro Azul, Jorge Herrmann, que atua na UBS de Erebango, reforça que o município oferece todas as condições para que a população realize suas consultas e procedimentos, os quais são essenciais para a qualidade de vida.
Neste mês, uma iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da população masculina sobre a importância das consultas de rotina. O foco principal da campanha ‘Novembro Azul’ é a prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e causa de morte de 28,6% das pessoas que desenvolvem neoplasias malignas.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Conscientização é fundamental
Conforme o médico Jorge Herrmann, que atua na Unidade Básica de Saúde de Erebango, não somente no município, mas em todo o mundo é observada uma resistência expressiva por parte da maioria dos homens, em procurar um serviço de saúde, seja público ou particular, para a prevenção de doenças. “Essa postura se deve a inúmeros fatores, mas um dos principais é a indisponibilidade de tempo para ir até o posto. As campanhas visam incentivar ainda mais esse cuidado, para que os cidadãos se dirijam à uma unidade para prevenir não somente o câncer de próstata, que é o foco central deste mês, mas outros problemas, tais como: colesterol e diabetes”, destaca.
Na avaliação do profissional, os homens, muitas vezes têm dificuldade de entender que eles também adoecem, não são “super-heróis” e, em vários casos, quando chegam ao médico, já estão em fases adiantadas de algumas doenças.
Quando procurar um profissional?
Dr. Jorge orienta que, no caso da prevenção do câncer de próstata, a sugestão é que os exames de PSA e de toque retal sejam feitos a partir dos 40 anos. Nessa faixa etária o retorno pode ser a cada dois anos. “Caso seja observada qualquer alteração da próstata, a equipe profissional pode iniciar o tratamento ou as medidas corretivas para evitar complicações à saúde”, alerta.
Já a partir dos 50 anos, o recomendado é que a atualização dos exames possa ser feita anualmente. “Se tem histórico na família, o cuidado deve ser ainda maior, considerando que o fator genético é muito importante nessa doença”, afirma.
Sinais e sintomas que merecem uma atenção redobrada:
* Dificuldade em esvaziar a bexiga que pode levar a exigência de mais esforço para urinar;
* O jato urinário se torna fraco;
* Vontade de urinar com frequência;
* Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fique em dia com sua saúde
O médico reitera o pedido para que os homens priorizem a qualidade de vida: “aconselho que todos venham até a UBS e coloquem seus exames em dia. Um problema, quando detectado precocemente, tem melhores chances de cura”.
Em Erebango, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece todas as condições para que a população realize suas consultas e procedimentos. Desse modo, o município mantém seu compromisso em colaborar com o bem-estar da população.