Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Médicos alertam para uso indevido de remédio contra acne para “afinar nariz”

A Sociedade Brasileira de Dermatologia chama a atenção para o fato de que não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito nos pacientes

Gazeta do Povo.
por  Gazeta do Povo.
08/09/2021 21:28 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um remédio usado para tratamento de acne tem ganhado destaque nas redes sociais em desafios que envolvem a busca pelo afinamento do nariz, algo que muita gente procura.

Usado para tratamento de redução das acnes na pele, o medicamento composto de isotretinoína tem ganhado visibilidade e popularidade, o que fez a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgar um alerta para o uso indevido desse medicamento, popularmente vendido com o nome Roacutan. 

A SBD chama a atenção para o fato de que não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito nos pacientes. Segundo o diretor de mídia eletrônica da entidade, Moysés Lemos, o remédio age diminuindo as glândulas sebáceas.

Caso de doença

Somente no caso de uma doença chamada rinofima, tipo de outra patologia denominada rosácea, pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações.

“Não existe comprovação de que pessoas sem essa doença possam ter o afinamento. O nariz tem grande diferença em relação à genética da pessoa. A SBD não recomenda o uso do medicamento para essa finalidade”, explica o médico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE