Meetup do CIT reúne empreendedores e fortalece ecossistema de inovação em Erechim

Evento discutiu inteligência competitiva, meio ambiente e mercado de bebidas artesanais em um ambiente descontraído, promovendo conexões e troca de experiências.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 05/09/2025 10:16 - Atualizado em 05/09/2025 10:23

Na noite de quinta-feira (4), o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, promoveu mais uma edição do Meetup do Ecossistema de Inovação de Erechim. O evento ocorreu na Cachaçaria Velho Patrono e teve como foco três temas centrais: inteligência competitiva, meio ambiente e estratégias de posicionamento no mercado de bebidas.

A abertura ficou por conta do diretor de Eventos e e-Sports, Diogo Todeschini, que agradeceu ao ex-coordenador de Inovação, Fabrício Oliveira, e deu as boas-vindas ao novo coordenador, Jonas Marini. Em sua fala, Marini destacou o papel do CIT como um ambiente de conexão e fortalecimento da inovação local. Ele mencionou os avanços do centro, que agora conta com estrutura física no segundo andar do Polo de Cultura da ACCIE e abriga dez empresas incubadas. “É uma política pública inteligente que valoriza o talento local e prepara nossos empreendedores para mercados exigentes e competitivos”, afirmou.

A diretora do CIT, Josiani May, conduziu os painéis de forma descontraída, em clima de troca e descontração. O ambiente também contou com música ao vivo com o músico Teacher Douglas, reforçando o caráter leve e interativo do encontro.

Painéis e compartilhamentos


O empreendedor Tiago Dorneles abriu os debates, abordando a importância da inteligência competitiva na diferenciação e tomada de decisões estratégicas. Ele ressaltou o valor do networking em espaços informais: “Ambientes como este facilitam conexões reais, onde ideias fluem naturalmente”.

Na sequência, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, trouxe uma perspectiva sobre os desafios ambientais atuais e a importância de alinhar crescimento econômico com responsabilidade ambiental. “O evento proporciona um espaço acessível e qualificado para troca de experiências e disseminação de conhecimento”, disse.

Encerrando os painéis, o sócio da Cachaçaria Velho Patrono, Dino Mario Bez, ao lado do também sócio Marcos Foppa, compartilhou os desafios e estratégias de posicionamento da marca no competitivo mercado de bebidas artesanais. Dino elogiou a proposta do evento: “É uma oportunidade para conhecer pessoas novas e trocar experiências valiosas”.

O Meetup reforçou o papel do CIT como agente integrador do ecossistema local de inovação, conectando empreendedores, startups, poder público, academia e empresas em um espaço de aprendizado, trocas e colaboração.

Foto: Roger Gritti – Comunicação PME