Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Meetup volta com tudo e traz experiências nas áreas de tecnologia financeira, advocatícia e educacional

A proposta do encontro é fazer networking, falar sobre experiências profissionais e pessoais, empreendedorismo, negócios, e abrir portas para inovação e novos investimentos.

prefeitura de erechim
por  prefeitura de erechim
03/03/2023 16:31 – atualizado há 6 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Incubadora Tecnológica de Erechim promoveu, na noite desta quinta-feira (02), em parceria com o Mané Loung Bar, o 1o Meetup de 2023 e 6a edição da programação, que é realizada uma vez por mês. A proposta do encontro é fazer networking, falar sobre experiências profissionais e pessoais, empreendedorismo, negócios, e abrir portas para inovação e novos investimentos. A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e Incubadora Tecnológica.

O diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira, deu as boas-vindas, agradeceu a todos os parceiros que colaboram com a organização do evento e destacou que o Meetup é um sucesso.

“Esta é a 6º edição e todas elas tiveram casa cheia, um bom público, com interesse em inovação, em absorver experiências, histórias de superação. Com isso, a proposta do Meetup é reconhecer e disseminar no município estas expertises, para que elas ajudem a estruturar, passo a passo, um ecossistema de inovação, trazendo este assunto à tona de uma forma descontraída, e avançando a cada dia, nesta área”, comenta.

Capacitar sempre

O primeiro talk do ano, Edson Solka, Chief Technology Officer no banco BMS, falou sobre a sua trajetória dentro de Instituições Financeiras, e a sua atuação coo liderança de times de tecnologia nesta área. Ele fez um histórico do que viveu, nestes mais de 20 anos de experiência, falou um pouco sobre visão de futuro e o que entende que está acontecendo nesta indústria, o que é importante olhar, dentro deste modelo de empreendedorismo, que servem de atalho para a vida profissional e pessoal.

“O principal ponto está na parte da capacitação que é um item primordial para quem está à frente da tecnologia e de projetos estruturados, porque os ciclos de evolução tecnológica estão cada vez mais curtos. Se atualizar e buscar este tipo de informação, para estar atualizado no que está acontecendo no mercado é fundamental, porque em pouco tempo, que você não se atualiza, o mercado te exclui, e você não pertence mais àquele movimento. Então, é fundamental buscar experiências, se capacitar para que possa continuar evoluindo e crescendo neste segmento. Quando falo em capacitação, não é somente a tradicional, mas fazer encontros de Meetup, como este, congressos, viagens internacionais, conviver com público fora do Brasil, isso traz visões que, costumeiramente, não encontramos aqui. Quanto mais o público for diferente melhor, mais enriquecedora fica a sua experiência. Tem que estar em contato com ecossistemas de inovação. Este evento é um exemplo disso”, disse Edson Solka.

Fé, profissionalismo e dedicação

A advogada, pós-graduada, especialista em direito do Trabalho Empresarial, Iane Breda, e DPO, figura da LGPD para adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados, foi a segundo host da noite. Ela é diretora do escritório Breda & Breda Advogados, ajudou a fundar junto com a sua filha. Ela falou da sua história para mostrar às pessoas, que quando se acredita, tem um sonho, deve-se correr atrás dele, independente do tempo, do modo e das condições.

“Em primeiro lugar, ter fé, acreditar profundamente naquilo que você quer, ter profissionalismo e dedicação, fazer bem-feito, e se entregar de corpo e alma naquilo que vai fazer. Quando se comunga de tudo isso, não tem erro, poder ser até difícil, mas vai dar certo. E, sempre, ter muita persistência. Eu acredito que as pessoas desistem muito cedo, ou porque encontram alguma dificuldade, ou porque acham que não vão conseguir e que só os outros conseguem. Que é sorte. Eu tenho a convicção que não é sorte, é dedicação, empenho, querer fazer o melhor todos os dias, e trabalhar pelo resultado e não pela remuneração, e nunca desistir, mas persistir”, disse a advogada, Iane Breda.

Sensibilizar para melhorar

O terceiro host do Meetup, Miguel Couto, diretor do Dom – Sistema Brasileiro de Educação à Distância, falou sobre a sua trajetória profissional, os cursos realizados no Brasil e no exterior. O objetivo foi sensibilizar o público presente sobre a importância do adulto voltar a estudar e os impactos que isso causa na vida pessoal e profissional e das pessoas que convivem com ele.

“O adulto pode voltar a estudar, independente da profissão, de quanto ganha, daquilo que faz, idade e da condição financeira. E, a partir daí, há transformações na vida dele, e de todas as pessoas que circulam em volta deste adulto. Todas as pessoas podem melhorar de vida, não só economicamente, e, também, no impacto que elas causam nos outros mediante o estudo”, afirma o empresário, Miguel Couto.

Cursos de qualificação à vista

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Berenice Didoné, entre uma apresentação e outra, ela apresentou todos os trabalhos que estão sendo realizados pela secretaria e o está planejado para 2023, e colocou à disposição os serviços da secretaria. “Temos muitos projetos para este ano, como a inauguração do novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, e, os cursos de qualificação profissional”, afirma a secretária.

“Convido vocês para participar, a partir desta sexta-feira (3), da 1a Feira do Artesanato e o 1o Festival de Food Trucks na avenida Dom João Hoffmann, entre a URI e o Seminário Nossa Senhora de Fátima. E, na outra semana, do Feirão de Emprego”, comenta a secretária adjunta, Berenice Didoné.

Centro Tecnológico

“O Meetup já um evento conhecido, marcado pelo empreendedorismo e a inovação, com muita troca de informações, e, principalmente, muito conhecimento. E, novamente, nesta edição, tivemos três palestrantes muito bons. Hoje, é um dia especial, porque concretizamos a mudança do novo Centro Tecnológico Municipal para o Parque da ACCIE, e o Meetup é uma das programações do centro. Neste novo local, teremos um espaço maior para abrigar mais startups, e, em breve, vamos lançar o edital de Chamamento Público para elas. Estamos ampliando a estrutura para desenvolver inovação no município e mais empreendedores tecnológicos”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE