Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Menor bebê prematuro do mundo recebe alta após 13 meses na UTI em Singapura

Kwek Yu Xuan tinha apenas 212g — o peso de uma maçã — quando nasceu e media 24 cm de comprimento.

BBC Brasil
por  BBC Brasil
09/08/2021 15:57 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma bebê considerada a menor do mundo ao nascer recebeu alta de um hospital de Cingapura após 13 meses na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Kwek Yu Xuan tinha apenas 212g — o peso de uma maçã — quando nasceu e media 24 cm de comprimento.

Seu parto foi prematuro. Sua mãe deu à luz com pouco menos de 25 semanas — muito menos que a média de 40.

Arquivo Pessoal

O recorde anterior era de uma menina nos Estados Unidos que nasceu em 2018 pesando 245g, de acordo com uma compilação elaborada pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

A mãe de Yu Xuan deu à luz por cesariana de emergência quatro meses antes do previsto após o diagnóstico de pré-eclâmpsia — complicação grave da gravidez associada à hipertensão arterial que pode levar à morte da mãe e do bebê.

Yu Xuan agora pesa 6,3 kg e seu estado de saúde é bom.

A menina tinha uma "chance limitada de sobrevivência", de acordo com o National University Hospital (NUH) de Cingapura, onde nasceu.

"Contra todas as probabilidades, com complicações de saúde presentes no nascimento, ela inspirou as pessoas ao seu redor com sua perseverança e crescimento, o que a torna uma bebê 'covid-19' extraordinário — um raio de esperança em meio à turbulência", disse o hospital em um comunicado.

Durante seu período no hospital, Yu Xuan recebeu vários tipos de tratamento e precisou de diferentes máquinas para sobreviver.

Depois de passar 13 meses no hospital, Yu Xuan recebeu alta/NUH

Os médicos dizem que sua saúde e desenvolvimento progrediram consideravelmente sob seus cuidados e agora ela está bem o suficiente para receber alta.

Yu Xuan ainda tem doença pulmonar crônica e precisará de ajuda para respirar em casa. No entanto, os médicos do NUH dizem que ela deve melhorar com o tempo.

Sua mãe, Wong Mei Ling, disse à imprensa local que o nascimento e o tamanho de Yu Xuan foram um choque porque seu primeiro filho — um menino de quatro anos — nasceu a termo, ou seja, entre 38 e 40 semanas.

Os pais de Yu Xuan conseguiram pagar por sua longa permanência no hospital por meio de uma vaquinha virtual que arrecadou o equivalente a R$ 1,4 milhão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE