Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Mesa Redonda Virtual aborda mudanças no Plano Safra 2021/2022

Na ocasião, também será explanado sobre a importância do Crédito Rural como ferramenta para a Extensão Rural.

Assessoria
por  Assessoria
29/06/2021 13:25 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na tarde desta quarta-feira (30/06), às 14h, a Emater/RS-Ascar apresentará em uma Mesa Redonda Virtual as principais mudanças no Plano Safra 2021/2022, especificamente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), nos quais está concentrado o público assistido da Instituição. Na ocasião, também será explanado sobre a importância do Crédito Rural como ferramenta para a Extensão Rural.

O evento será transmitido ao vivo e de forma simultânea no Facebook e no canal do Youtube do Programa Rio Grande Rural, e contará com as falas do presidente Geraldo Sandri e do diretor Técnico Alencar Rugeri na abertura, com mediação do extensionista Célio Colle. O conteúdo será apresentado pelos extensionistas Sandra Dalmina, Alano Thiago Tonin e Roblein Cristal Coelho Filho.

A primeira apresentação sobre custeio e investimento abordará o volume de recursos do Plano Safra com ênfase no Pronaf, critérios de enquadramento no Pronaf e obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), créditos de custeio, investimento e comercialização. “Do total de recursos aplicados no Pronaf em todo o país, o Rio Grande do Sul, na safra 2020/21, foi responsável pela contratação de 27% dos recursos, o que demonstra a importância do crédito rural para a agricultura gaúcha, sendo que a Emater foi responsável por 23% dos projetos elaborados no Estado”, ressalta Colle.

A segunda apresentação abordará o Proagro: conceito, fluxo, perdas amparadas e não amparadas, eventos indenizáveis, obrigações do beneficiário, alíquotas, elevação em relação ao ano anterior, valor enquadrado, documentação (análise de solo, notas fiscais, semente própria, insumos próprios, valor referente aos serviços), nova comprovação de perdas, que passa a vigorar com as esss alterações.

A terceira e última apresentação mostrará o trabalho da Emater/RS-Ascar: a importância do Projeto Técnico, acompanhamento; crédito assistido, programas da Instituição e Seapdr (habitação, armazenagem, irrigação, agroindústria, Turismo Rural e a infraestrutura para atendimento das demandas dos agricultores).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE