ALERTA
MetSul adverte para risco elevado de temporais no RS e SC entre esta sexta e o sábado
Os dados analisados pela MetSul indicam que os três estados da região sul têm risco de tempo severo, entretanto o RS e SC são as áreas de maior probabilidade de temporais durante esta sexta e com maior potencial de tempestades severas.
A MetSul Meteorologia adverte para o elevado risco de temporais no Rio Grande do Sul entre esta sexta e o sábado, com potencial para algumas tempestades severas que podem trazer danos e transtornos para a população. Já nesta quinta-feira, o calor pode trazer alguns temporais isolados no RS, SC e PR, mas o cenário de perigo se concentra mais entre amanhã e o sábado, especialmente nesta sexta-feira.
Os dados analisados pela MetSul indicam que os três estados da região têm risco de tempo severo, entretanto o RS e SC são as áreas de maior probabilidade de temporais durante esta sexta e com maior potencial de tempestades severas.
O Rio Grande do Sul, em particular, deve ser o estado com mais ocorrências de tempo severo ao longo da sexta-feira devido ao posicionamento do centro de baixa pressão e às muito altas temperaturas que prevalecerão no território gaúcho.
Não existe uma região específica do RS com maior ou menor risco de que ocorram temporais nesta sexta-feira e no começo do sábado. Todas as regiões do Estado têm possibilidade de ocorrência de tempestades, o que não significa que temporais vão atingir os 496 municípios gaúchos. Porto Alegre e região metropolitana, assim, estão compreendidos na área de risco.
Os temporais devem ter início durante a tarde da sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul com uma muito rápida formação de numerosas áreas de instabilidade com nuvens de grande desenvolvimento vertical.
Com o ar muito quente e a temperatura excessivamente alta, o surgimento destas áreas de instabilidade será acelerado com desenvolvimento explosivo de algumas células de tempestade, não se descartando estruturas supercelulares que oferecem o maior perigo.
Os temporais que começam à tarde devem prosseguir na noite de sexta-feira no RS. Na segunda metade do dia devem afetar ainda localidade de SC e do PR.
Nas primeiras horas do sábado, embora em menor número de locais, ainda deverão ser esperados temporais isolados, mas no decorrer do dia a instabilidade diminui na maior parte do RS e o sol aparece com nuvens e abafamento em diversas regiões gaúchas.
Da tarde para a noite do sábado, entretanto, o aquecimento deve formar novamente áreas de instabilidade com potencial de tempestades no Sul do Brasil, afetando em especial áreas da Metade Norte gaúcha, SC e o PR.