Clima
MetSul prevê chuva em altos volumes para os próximos 10 dias no Sul do país
O cenário preocupa mais no Rio Grande do Sul porque vai seguir chovendo muito, o que vai agravar as enchentes e inundações.
Volumes muito altos de chuva ou excessivos são antecipados na soma dos próximos dez dias para os extremos Norte e o Sul do Brasil. O cenário é mais preocupante no Sul do país, onde a chuva já vem forte há dias e com acumulados excessivos a extremos, o que provoca já enchentes no Rio Grande do Sul com tendência de piora da situação. A previsão é da Metsul.
Na região Sul é excesso de chuva. Exceção do Paraná, a previsão é de muita chuva no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. O cenário preocupa mais no Rio Grande do Sul porque vai seguir chovendo muito, o que vai agravar as enchentes e inundações.
O bloqueio da massa de ar seco e quente no Centro do Brasil contribui para que a instabilidade fique retida na região que está entre o ar quente do Norte e uma massa de ar frio na Argentina, gerando frequente e intensa instabilidade. Como o bloqueio seguirá, pode chover na grande maioria ou quiçá todos os dias no Rio Grande do Sul até 10 de maio.
Em alguns dias a chuva será menos forte e mais limitada a algumas cidades e em outros será mais forte e mais ampla, alcançando mais municípios. Uma frente fria reforçará a instabilidade no Rio Grande do Sul nesta quarta (1) e na quinta (2), e no final da semana um centro de baixa pressão volta a intensificar a chuva em parte do estado.