Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Metsul reforça alerta sobre raios e intensas trovoadas

As descargas afetarão algumas das áreas mais populosas do estado gaúcho como Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, Região Metropolitana e a Serra Gaúcha,

Metsul
por  Metsul
06/09/2021 15:28 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre a ocorrência de muitos raios no Rio Grande do Sul na terça e na quarta-feira. Como já destacado, o estado gaúcho estará entre as regiões do mundo com maior incidência de descargas elétricas nesta terça em consequência da atuação de uma frente quente que vai se formar sobre o estado gaúcho. Há alerta de tempo severo para o Rio Grande do Sul para esta terça e a quarta.

Frentes quentes costumam habitualmente trazer muitos raios porque a atmosfera em altitude está muito aquecida e com temperatura mais baixa em superfície, gerando altas taxas de instabilidade que formam nuvens de grande desenvolvimento vertical que trazem tempestades de granizo, vento forte localizado e alta frequência de descargas elétricas.

Metsul/Divulgação

É o cenário esperado durante a terça, quando ar muito quente vai avançar em direção ao Rio Grande do Sul e intensificar uma frente quente que começa a se formar na noite desta segunda com os primeiros raios da tarde para a noite na Metade Oeste gaúcha.

A instabilidade sobre o Estado aumentará muito na madrugada e na manhã da terça, quando se espera que a frequência de descargas no território gaúcho aumente muito e rapidamente. Na quarta, o avanço da uma frente fria pelo Estado mantém a ocorrência de raios.

A MetSul enfatiza que sendo feriado nesta terça e uma data propícia ao lazer, mesmo com tempo chuvoso, algumas pessoas podem optar por atividades ao ar livre, o que é por demais perigoso diante do cenário esperado de tempestade elétrica com alta frequência projetada de raios do tipo nuvem-solo.

As descargas afetarão algumas das áreas mais populosas do estado gaúcho como Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, Região Metropolitana e a Serra Gaúcha, onde está a maior parte da população do Rio Grande do Sul.

Em outubro de 2019, uma pessoa morreu vítima de um raio durante partida de futebol na manhã de um domingo em Gravataí. Mortes de pessoas atingidas por descargas são comuns no campo entre agricultores trabalhando na lavoura. Assim, se o tempo estiver instável com trovoadas onde você estiver, evite atividades ao ar livre pelo elevado risco atmosférico.

Nesta tarde, em São Borja na fronteira oeste, houve um forte temporal com registro de queda de granizo,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE