Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Ministério da Inovação e Banco Central confirmam presença no South Summit Brazil 2023

Vice-governador esteve em Brasília para firmar novas parcerias

Ascom GVG
por  Ascom GVG
11/01/2023 17:42 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã desta quarta-feira (11/1), o vice-governador Gabriel Souza esteve reunido com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e com o presidente em exercício do Banco Central e diretor de Regulação, Otávio Damaso, para convidá-los a participar do South Summit Brazil 2023.

Gabriel foi recebido pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Nas duas oportunidades, Gabriel detalhou a importância estratégica do evento para fomentar o ecossistema de inovação e a sua relevância para o Estado, que é correalizador da iniciativa. Tanto a ministra quanto o diretor confirmaram que as entidades estarão presentes na edição deste ano, que acontece entre 29 e 31 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre.

No encontro com a ministra, Gabriel conversou sobre a possibilidade de firmar parcerias com o governo federal no sentido de garantir novos financiamentos para o evento, um dos maiores do mundo em inovação e tecnologia. "O South Summit não se resume nele mesmo. É uma grande plataforma de negócios que promove conexões entre academia, setor público e empresas privadas. Ele gera protagonismo para startups, parques tecnológicos, institutos de ensino e pesquisa e profissionais, envolvendo também investidores e líderes mundiais do setor", destacou.

O diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Everaldo Daronco, complementou que o estado está colhendo os frutos de um trabalho construído ao longo dos últimos anos.

“Tivemos uma recepção muito calorosa em relação ao South Summit Brazil, o que demonstra que o Rio Grande do Sul está no caminho certo. O ranking que nos coloca em 1º lugar em inovação no cenário nacional corrobora isso, porque também é resultado de políticas sistêmicas que levamos adiante nos últimos quatro anos”, afirmou Daronco.

No BC, Gabriel fez o convite para que a instituição compartilhe experiências desenvolvidas em áreas relacionadas ao evento - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, que também participou das reuniões, comemorou a resposta positiva da ministra. "O aceite reforça a dimensão que o evento conquistou entre os principais players do ecossistema de inovação brasileiro. Ficamos muito felizes em ter uma pessoa com a trajetória dela, tão conectada com o tema, enriquecendo ainda mais nosso evento, trazendo contribuições importantes, principalmente nas políticas públicas para o setor", detalhou.

Na visita ao BC, o vice-governador fez o convite para que a instituição compartilhe as experiências dos projetos que já desenvolve nas áreas relacionadas ao evento. Ele citou como exemplos a criação do PIX, que é o modo de transferência e pagamento eletrônico instantâneo, e o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), que fomenta a inovação no Sistema Financeiro Nacional com o incentivo à criação de protótipos de soluções tecnológicas. "A presença do Banco Central no South Summit Brazil traz uma contribuição importante, além de permitir uma aproximação com o Rio Grande do Sul, que tem como vocação essa área da economia", finalizou Gabriel.

À noite, a comitiva gaúcha estará em São Paulo, onde participa de mais uma apresentação do South Summit Brazil 2023 a empresários e executivos da cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE