Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Ministro da Saúde do Reino Unido diz que variante indiana é 40% mais transmissível

Informação dada pelo ministro da Saúde foi publicada neste domingo no jornal britânico The Guardian.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
06/06/2021 20:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A variante Delta, como agora é chamada a cepa indiana, é 40% mais transmissível do que o coronavírus padrão, afirmou o ministro da Saúde do Reino Unido Matt Hancock, conforme publicado neste domingo no jornal britânico The Guardian. O dado, segundo ele, pode adiar a flexibilização das restrições na região, previstas a partir do dia 21.

Reprodução

Essa variante havia sido avaliada entre 30% e 100% mais transmissível do que a chamada variante Alfa, a primeira identificada no mundo, então chamada de variante do Reino Unido, ressalta o jornal, destacando que o ministro, com informações mais recentes, cravou a porcentagem de 40%.

“Isso significa que é mais difícil gerenciar o coronavírus com a variante Delta. Mas, depois de duas doses de vacina, temos confiança de que você obterá a mesma proteção que teria contra o vírus padrão. Portanto, a boa notícia é que a vacina funciona com a mesma eficácia”, declarou o ministro.

Cerca de 52% da população já foi vacinada com as duas doses. O Reino Unido foi o primeiro do mundo Ocidental a iniciar a imunização, em 8 de dezembro. A variante Delta já é predominante na região. É a nação mais afetada da Europa, com cerca de 128 mil mortes. Administrou pelo menos uma primeira dose da vacina anticovid a mais de 40 milhões de pessoas e mais de 27 milhões já receberam uma segunda dose.

Apesar do aumento no número de novos casos de covid-19 nos últimos dias, que ultrapassa os 5 mil registrados diariamente, o número de internações permanece estável, acrescentou Hancock. A maioria das internações refere-se a pacientes que não foram vacinados, assegurou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE