Política
Ministros de Lula vêm ao RS para evento com prefeitos gaúchos em Porto Alegre
Iniciativa federal com promoção da Famurs, Caravana Federativa abordará, entre outros assuntos, acesso a linhas de crédito para atingidos pelas enchentes.
Com a finalidade de aproximar o governo federal de estados e municípios, a Caravana Federativa desembarca no RS na próxima semana. O evento itinerante, que já passou por Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), chega a sua terceira edição em dois dias de atividades na Fiergs, em Porto Alegre, na próxima quinta e sexta-feira. Iniciativa da Secretaria da Relações Institucionais, tem a promoção da Famurs no RS, devendo contar com a presença de três ministros do governo Lula e representantes de outros 35 ministérios, além de instituições financeiras e autarquias federais.
Além de orientações às prefeituras quanto ao Novo PAC e adesões aos Minha Casa, Minha Vida, a edição gaúcha terá um painel do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil, e da Advocacia Geral da União que abordará programas, soluções e recursos disponíveis para municípios em estado de calamidade. Entre as presenças confirmadas, estão as d ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), o gaúcho Paulo Pimenta, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
“O governo federal procurou a entidade, pois acredita que os municípios são o elo mais importante no desenvolvimento das políticas públicas, no atendimento ao cidadão, portanto, os gestores locais, os prefeitos, os secretários municipais precisam se aproximar dos programas, ações e projetos necessários para o desenvolvimento do nosso Estado”, explicou o presidente da Famurs, Luciano Orsi (PDT).
Para o secretário Especial de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais, André Ceciliano, a ideia é facilitar a vida dos gestores. "Em vez de eles irem a Brasília, Brasília vai até eles”, resume. Os bancos públicos, como a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES estarão participando da carava a fim de facilitar o acesso das prefeitura aos programas e linhas de financiamento. Uma delas é o Crédito Solidário, anunciada pelo BNDES, no valor de R$1 bilhão para micro, pequenas, médias e grandes empresas afetadas pelas enchentes no RS.
“Na Caravana também poderemos implementar, com maior celeridade, as ações governamentais de socorro às cidades atingidas pela tragédia climática. O governo federal não faltará no atendimento para as necessidades dos gaúchos. Estamos trabalhando sem parar na reconstrução dos nossos municípios", ressaltou o ministro Paulo Pimenta.