PARCERIA COM A NASA

Módulo lunar de empresa privada pousa com sucesso na lua

A Firefly afirmou que se tornou a primeira empresa comercial da história a completar um “pouso totalmente bem-sucedido” na lua. Pouso com sucesso aconteceu neste domingo(2).

Por Redação AU Publicado em 02/03/2025 20:59 - Atualizado em 02/03/2025 21:59

A Firefly afirmou que se tornou a primeira empresa comercial da história a completar um “pouso totalmente bem-sucedido” na lua, fazendo referência à missão IM-1, da Intuitive Machines, que, embora tenha sido considerada um sucesso, a espaçonave tombou ao pousar. Ainda assim, a Intuitive Machines conquistou o título de primeira empresa comercial a fazer um pouso de uma nave espacial na lua.

"Essa equipe ousada e imparável provou que estamos bem equipados para fornecer acesso confiável e acessível à lua, e não vamos parar por aí. Com missões lunares anuais, a Firefly está abrindo caminho para uma presença lunar duradoura que ajudará a desbloquear o acesso ao resto do sistema solar para nossa nação, nossos parceiros e o mundo”, disse o CEO da Firefly, Jason Kim.

O equipamento carregou até a lua dez instrumentos da Nasa (a agência espacial dos EUA) e uma placa com o nome de cada funcionário da Firefly. Agora, o módulo começará as suas operações de superfície, dando suporte a demonstrações científicas e tecnológicas da Nasa nos próximos 14 dias.

Os serviços incluem perfuração subterrânea lunar, coleta de amostras, imagens de raio X e experimentos de mitigação de poeira. Segundo a Nasa, os dados capturados podem beneficiar os humanos, com informações sobre como o clima espacial e outras forças cósmicas impactam a Terra.

Termos relacionados