Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Montadora da GM adia novamente retomada da produção industrial em Gravataí

Falta de semicondutores é a razão para a demora na retomada da produção de automóveis na planta da região Metropolitana.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
17/06/2021 17:27 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A General Motors adiou mais uma vez a retomada das atividades da planta de Gravataí, na região Metropolitana. A suspensão da produção industrial segue em compasso de espera por conta da falta de suprimentos de semicondutores e outras peças, segundo a multinacional. Com isso, a previsão é de retomar os trabalhos somente em 16 de agosto, completando quase cinco meses de inatividade.

Foto: GM/Divulgação

No começo de março desse ano, após dar férias coletivas de um mês aos trabalhadores, a GM anunciou a paralisação até o fim de maio. Depois de prevista para junho, a retomada ficou para julho, passando então para 3 de agosto. Hoje, a assessoria de imprensa confirmou o quinto adiamento.

Em nota, a montadora informou que a “cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, disse que a categoria está ciente do momento da empresa, e que não há indicativos de demissões. Entretanto, alerta que a retomada vai ser feita em apenas um turno.

“Em 16 de agosto, segundo e terceiro turnos não serão retomados”, disse. Com a suspensão dos contratos, os funcionários devem ter acesso a benefícios como o Seguro Desemprego até a normalização das atividades na fábrica. A unidade de Gravataí emprega cerca de 5 mil trabalhadores.

Confira a nota da GM

“A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso está afetando de forma temporária nosso cronograma de produção no Brasil.

Em virtude disso, a produção na fábrica de Gravataí está paralisada desde 5 abril e retornará no dia 16 de agosto em um turno.

Conforme anunciado recentemente, a produção da fábrica de São Caetano do Sul será interrompida no dia 21 de junho para ser preparada para receber a nova picape, retomando em 16 de agosto em um turno.

A GM segue trabalhando com seus fornecedores para retomar a produção regular o mais rápido possível.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE