Economia
Montadora da GM adia novamente retomada da produção industrial em Gravataí
Falta de semicondutores é a razão para a demora na retomada da produção de automóveis na planta da região Metropolitana.
A General Motors adiou mais uma vez a retomada das atividades da planta de Gravataí, na região Metropolitana. A suspensão da produção industrial segue em compasso de espera por conta da falta de suprimentos de semicondutores e outras peças, segundo a multinacional. Com isso, a previsão é de retomar os trabalhos somente em 16 de agosto, completando quase cinco meses de inatividade.
No começo de março desse ano, após dar férias coletivas de um mês aos trabalhadores, a GM anunciou a paralisação até o fim de maio. Depois de prevista para junho, a retomada ficou para julho, passando então para 3 de agosto. Hoje, a assessoria de imprensa confirmou o quinto adiamento.
Em nota, a montadora informou que a “cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado”.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, disse que a categoria está ciente do momento da empresa, e que não há indicativos de demissões. Entretanto, alerta que a retomada vai ser feita em apenas um turno.
“Em 16 de agosto, segundo e terceiro turnos não serão retomados”, disse. Com a suspensão dos contratos, os funcionários devem ter acesso a benefícios como o Seguro Desemprego até a normalização das atividades na fábrica. A unidade de Gravataí emprega cerca de 5 mil trabalhadores.
Confira a nota da GM
“A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso está afetando de forma temporária nosso cronograma de produção no Brasil.
Em virtude disso, a produção na fábrica de Gravataí está paralisada desde 5 abril e retornará no dia 16 de agosto em um turno.
Conforme anunciado recentemente, a produção da fábrica de São Caetano do Sul será interrompida no dia 21 de junho para ser preparada para receber a nova picape, retomando em 16 de agosto em um turno.
A GM segue trabalhando com seus fornecedores para retomar a produção regular o mais rápido possível.”