Santa Catarina
Mudança na BRF: presidente Lorival Luz sai e Miguel Gularte assume
A BRF investe para aumentar a lucratividade e dobrar de tamanho até 2030.
Dona da Sadia e Perdigão, a BRF tem novo presidente global. O mineiro Lorival Nogueira Luz apresentou renúncia e o presidente da Marfrig, o veterinário gaúcho Miguel de Souza Gularte, foi conduzido ao cargo.
Esse movimento é iniciativa do presidente do conselho da BRF, o empresário Marcos Molina, dono da Marfrig, que no ano passado adquiriu 33% da gigante de proteína de frango e suíno e assumiu o conselho em março deste ano.
A troca na cúpula da BRF, multinacional com sede oficial em Itajaí, era um movimento esperado após a entrada da Marfrig como acionista.
A mudança foi comunicada ao mercado na manhã desta terça-feira em fato relevante e as ações da empresa subiram. No mesmo comunicado, assinado pelo vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores, Fabio Luiz Mendes Mariano, a empresa adianta que esse não é um movimento para a fusão da Marfrig e BRF.
Essa possibilidade foi cogitada em 2019, mas não avançou. Se evoluir no futuro, deixará a nova empresa mais parecida com a JBS, que tem atuação forte no segmento de carne bovina e avançou em proteína de frango e suíno com aquisições.
A BRF investe para aumentar a lucratividade e dobrar de tamanho até 2030. Além disso, avança em transformações com foco em sustentabilidade. Tem destinado cifras elevadas em geração de energia limpa.
Com esse movimento na BRF, a cúpula da Marfrig também mudou. Na presidência, que era ocupada por Miguel Gularte, assume Rui Mendonça Filho.