ERECHIM
Mulheres rurais discutem geração de renda e uso de mídias digitais em curso da Emater/RS-Ascar em Erechim
A atividade reuniu produtoras com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino no campo, ampliar as possibilidades de geração de renda nas propriedades e promover a inclusão digital.
Na terça e quarta-feira (13 e 14/05), o Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Erechim (Cetre) promoveu o segundo módulo do curso de (Des)envolvimento para Mulheres Rurais, com o tema central "Mulheres Rurais e a Geração de Renda". A atividade reuniu produtoras com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino no campo, ampliar as possibilidades de geração de renda nas propriedades e promover a inclusão digital.

O módulo teve início com a retomada dos conteúdos trabalhados anteriormente, que trataram da autonomia e empoderamento das mulheres. A partir disso, as extensionistas rurais instrutoras do curso propuseram uma reflexão prática: cada participante apresentou sua realidade produtiva, destacando as principais fontes de renda e desafios enfrentados nas propriedades.
A programação também abordou o acesso das mulheres às políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, discutindo os instrumentos disponíveis e caminhos para efetivar esse acesso. Em seguida, o foco se voltou ao cooperativismo e associativismo, com orientações sobre os canais de comercialização e os mercados locais e institucionais — como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), feiras, delivery e vendas diretas.
Outro ponto de destaque do módulo foi o incentivo à agroindustrialização como estratégia de geração de renda, valorizando a participação ativa das mulheres nas agroindústrias familiares. Também foram trabalhadas questões relacionadas à gestão da propriedade, ao cuidado com o solo e a água, e às criações.
Encerrando a programação, as participantes foram convidadas a explorar o mundo das mídias digitais, com atividades práticas de uso básico do WhatsApp, Instagram e Facebook. A proposta foi capacitar as mulheres na produção de vídeos e fotos para melhorar a divulgação dos seus produtos e aprimorar a comunicação com os consumidores.