EDUCAÇÃO

Município de Jacutinga é parceiro da MEF Idiomas para o ensino de italiano na rede municipal

A parceria atende 124 alunos do 1º ao 5º ano, fortalecendo a presença da cultura italiana na cidade e ampliando as oportunidades educacionais para as crianças.

Por Assessoria Publicado em 29/03/2025 10:26 - Atualizado em 29/03/2025 10:31

No último dia 25 de março, foi assinado um novo contrato entre a Prefeitura Municipal de Jacutinga/RS e a MEF Idiomas para a continuidade do ensino de língua italiana na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Darvile Dall’Óglio.

A parceria atende 124 alunos do 1º ao 5º ano, fortalecendo a presença da cultura italiana na cidade e ampliando as oportunidades educacionais para as crianças.

Foto: Assessoria

Como parte do projeto, os alunos receberam a coleção didática “Gli Amici”, desenvolvida especialmente para o público de 6 a 10 anos.
O material acompanha o desenvolvimento cognitivo dos estudantes de acordo com a série escolar, apresentando seis personagens brasileiros que vivem situações do cotidiano dos estudantes, tornando o aprendizado mais próximo da realidade dos mesmos, além de tornar as aulas dinâmicas, envolventes e muito prazerosas.

Além dos livros didáticos, a MEF Idiomas conta com a coleção de 30 livros paradidáticos de língua italiana para essa faixa etária, que complementam o ensino e aceleram a imersão no novo idioma de forma dinâmica e interativa.

Foto: Assessoria

A rede MEF idiomas atua no ensino de inglês, italiano, espanhol, francês e português para estrangeiros, atendendo crianças, adolescentes e adultos, com métodos especiais para cada faixa etária e necessidade de aprendizado. E também está apta a formar parcerias como esta, com prefeituras e escolas privadas que queiram oferecer os cursos MEF idiomas na grade curricular ou extracurricular.

A Secretária de Educação Patrícia Nazzari destacou a importância do projeto para a preservação das raízes culturais da cidade e para a ampliação do acesso ao ensino de idiomas. Dessa forma, a Prefeitura de Jacutinga reafirmou o seu compromisso com as iniciativas educacionais inovadoras, que contribuem para o desenvolvimento das crianças e da comunidade.

Foto: Assessoria

A parceria também está alinhada com o programa Gemellaggio, iniciativa voltada para o fortalecimento das raízes culturais italianas na região. O projeto busca estreitar laços entre Brasil e Itália, promovendo o ensino da língua italiana como forma de preservar a herança cultural dos imigrantes e incentivar o bilinguismo desde a infância.