EXPOINTER 2024

Pescadores que atuaram em resgates na enchente serão homenageados na feira

Durante as enchentes de abril e maio, milhares de gaúchos precisaram ser resgatados e pescadores de todo o litoral do Estado deslocaram-se para as áreas mais atingidas, levando seu conhecimento de navegação e solidariedade.

Por Imprensa Emater Publicado em 29/08/2024 16:55 - Atualizado em 29/08/2024 17:02

Durante as enchentes de abril e maio, milhares de gaúchos precisaram ser resgatados e pescadores de todo o litoral do Estado deslocaram-se para as áreas mais atingidas, levando seu conhecimento de navegação e solidariedade. Algumas destas histórias são contadas em um documentário produzido pela Emater/RS-Ascar, que será exibido nesta sexta-feira (30/08), no Espaço da Instituição na Expointer.

De acordo com James Diego Roth, coordenador geral da produção audiovisual, a iniciativa de homenagear os pescadores surgiu ainda durante as cheias, quando os extensionistas nos municípios litorâneos acompanharam a mobilização dos pescadores, em deslocamento para a região metropolitana para resgatar pessoas ilhadas. “Pelo modo intenso que foram esses resgates durante aqueles dias, muitos deles buscaram a Emater relatando que precisariam de uma ajuda psicológica, resultado das condições que eles encontraram ao se depararem com todo aquele cenário arrasador das enchentes”, relata.

Após aqueles dias, quando cada um foi responsável pelo salvamento de centenas de pessoas, a Emater/RS-Ascar mediou contatos desses pescadores com profissionais da área de saúde, psicólogos, em uma rede de solidariedade que havia se instalado. “Na sequência, nós tivemos essa ideia de registrar o depoimento deles para contar essas histórias, como ocorreram, como foi o processo de resgate”, conta Roth.

Fotos: João Vicente Ribas

Parte desses pescadores também foram vítimas diretas, tiveram suas casas atingidas, suas embarcações, seus petrechos e redes perdidos. Mesmo assim, saíram de casa e foram resgatar outras vidas. “Na região das ilhas, mais próximas a Porto Alegre e Guaíba, enquanto as famílias estavam na ponte, buscando um lugar mais alto para se abrigar, os pescadores estavam resgatando pessoas”, diz.

Essa força e essa disposição inspiraram a produção do documentário “Redes que salvam: histórias de pescadores em uma enchente”. De acordo com Roth, essa é também uma forma de reconhecimento da sociedade pela ação solidária que eles desempenharam.

A realização do vídeo reuniu as gerências Técnica e de Comunicação da Emater/RS-Ascar, com apoio dos Escritórios Municipais de Imbé, Porto Alegre, Mostardas, Guaíba e Osório, e o Escritório Regional de Porto Alegre.

A sessão inicia às 14 horas no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Após, o vídeo estará disponível no canal do Rio Grande Rural no YouTube (@EmaterRS).