MISSÃO EMPRESARIAL

Na China, Famurs participa de reunião com BYD

Comitiva gaúcha na missão internacional apresentou potencialidades do RS para receber investimentos da empresa chinesa

Por Ellen Renner/Assessoria FAMURS Publicado em 22/11/2024 13:35 - Atualizado em 22/11/2024 13:39

A comitiva gaúcha que integra a missão para Ásia iniciou a segunda etapa da viagem nesta sexta-feira (22/11). Após agendas no Japão, os gestores gaúchos chegaram na China e o primeiro compromisso foi na região de Shenzhen. O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou de uma reunião com a direção da BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias.

Foto: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini

Na oportunidade, o governador Eduardo Leite, que lidera a comitiva, apresentou aos representantes da empresa as potencialidades do Rio Grande do Sul para receber investimentos. A montadora chinesa, que já declarou publicamente a intenção de ampliar sua atuação no Brasil, assumiu a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, para produzir carros elétricos e híbridos. A produção completa deve começar em 2025.

“O RS vendo essa oportunidade, está dialogando com a empresa e tem colocado o estado à disposição, seja nos investimentos em carros elétricos e no setor de placas solares, que a BYD também atua. É um momento oportuno para vermos as tendências do setor, a população que ir, carros econômicos, menos poluentes”, explicou o presidente Arruda.

Conforme o governador Leite, é importante que RS se posicionar globalmente, em especial em relação a negócios que envolvam o desenvolvimento sustentável, como no caso da montadora chinesa. “Pedimos que a BYD possa nos observar a partir dos parques tecnológicos que temos, da estrutura de recursos humanos que o Estado disponibiliza, das universidades, enfim, de todo esse ecossistema”, detalhou.

Além da reunião com a direção da BYD, a comitiva visitou o showroom, que conta a história da empresa criada em 1995 para produzir baterias de celulares. Atualmente, além das baterias e veículos elétricos, a empresa desenvolve veículos híbridos, ônibus elétrico, trens e soluções de energia solar. “Aqui nós vemos carros populares elétricos, de médio porte, off-roads, caminhões, ônibus e até trens. É isso que temos que dialogar com a nossa população brasileira e com lideranças políticas, que precisamos evoluir na logística do país, a fim de reduzir custos, criar mais oportunidades de desenvolver nosso país, que tem todas as condições para isso”, afirmou o presidente da Famurs.

Além do presidente Arruda e do governador Eduardo Leite, participaram das agendas, os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo); o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o presidente da invest.RS, Rafael Prikladnicki; o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; e o líder do governo, Frederico Antunes.

Termos relacionados