Rio Grande do Sul
Não há casos registrados da subvariante Éris da covid-19 no RS
No momento, o cenário da covid-19 no Estado é estável.
No Rio Grande do Sul, até o momento, não há nenhum caso registrado da EG.5, subvariante da covid-19 conhecida como Éris. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria da Saúde (SES) está monitorando a situação através da vigilância genômica em todo o Estado.
Especialistas têm alertado para um possível aumento de casos de covid-19 no Brasil nos próximos meses, devido à chegada da subvariante Éris. Ela é altamente contagiosa e se dissemina mais rapidamente do que a variante Ômicron, mas não leva a casos mais graves. A OMS a classifica como "variante de interesse".
No momento, o cenário da covid-19 no Estado é estável. Entre 28 e 29 de agosto, foram registrados 36 novos casos em todo o Rio Grande do Sul, sem nenhum óbito confirmado. No total, há 472 casos em acompanhamento.
"O Estado tem uma vigilância genômica ativa e bastante robusta", afirma a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), Roberta Vanacor. A vacina contra a covid-19 é a melhor proteção contra a subvariante Éris, destaca Roberta.
Segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da SES, 2,1 milhões de habitantes do RS estão com a quarta dose em atraso e 2,9 milhões com a terceira dose. Apenas 42% da população vacinável, a partir dos 3 anos de idade, possui o esquema vacinal completo.