Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Rio Grande do Sul

Não há previsão de vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 no RS

Anvisa aprovou a autorização de uso emergencial da Coronavac, mas Estado espera por orientação do Ministério de Saúde

Correio do Povo
por  Correio do Povo
14/07/2022 18:53 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a autorização de uso emergencial da Coronavac em crianças de 3 a 5 cinco anos, o município do Rio de Janeiro anunciou que, a partir desta sexta-feira, a população de idade entre 3 e 4 começará a ser vacinada contra a Covid-19. Mas no Rio Grande do Sul ainda não há previsão de que o imunizante do Instituto Butantan seja aplicado para este grupo de meninos e meninas.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que, além de uma orientação técnica oficial do Ministério da Saúde, a liberação no Estado também depende de doses suficientes para iniciar a vacinação destas crianças. Já a Prefeitura de Porto Alegre divulgou um comunicado reiterando que estão está prevista imunização a esta faixa etária e decisão cabe ao governo federal. Segundo a nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, a autorização do ministério é, por enquanto, referente à aplicação em crianças a partir dos seis anos de idade.

O prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD), decretou a medida sem o aval do Ministério da Saúde, se baseando na aprovação da Anvisa. Todos os diretores da agência votaram a favor da medida. A vacina em crianças de 3 a 5 anos é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica. A imunização será em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias e poderá ser aplicada em imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE