Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Nasa confirma que robô coletou amostra de rocha em Marte

Profissionais da agência espacial norte-americana classificaram a ação como uma "conquista transcendental" .

R7
por  R7
10/09/2021 15:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Nasa confirmou na última segunda-feira (6) que o robô Perseverance conseguiu coletar sua primeira amostra de rocha em Marte.

"Conseguimos!", tuitou a agência espacial americana na madrugada de segunda, juntamente com uma fotografia de um núcleo de rocha ligeiramente mais grosso que um lápis dentro de um tubo de ensaio.

AFP/NASA

Sua primeira tentativa, em 5 de agosto, fracassou, porque a rocha estava muito quebradiça para suportar a broca do robô. Dados recebidos na última hora de 1º de setembro indicaram que a segunda tentativa havia sido bem-sucedida.

No último dia 2, a Nasa havia informado que as imagens tiradas depois que o braço do rover completou a coleta de amostras foram inconclusivas pelas más condições de luz solar.

"Com uma iluminação melhor no tubo de amostra, é possível ver que o núcleo de rocha coletado está lá", observou a Nasa no Twitter, acrescentando que a próxima etapa será selar o tubo e armazená-lo.

"Esta é uma conquista transcendental e estou ansioso para ver as descobertas incríveis do Perseverance e da nossa equipe", declarou o administrador da Nasa, Bill Nelson. Thomas Zurbuchen, administrador associado de Ciência, comparou a conquista às primeiras amostras de rocha extraídas da Lua.

O alvo era uma rocha do tamanho de uma pasta apelidada de "Rochette" com uma crista de 900 metros de comprimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE