Mundo

Nasa confirma que robô coletou amostra de rocha em Marte

Profissionais da agência espacial norte-americana classificaram a ação como uma "conquista transcendental" .

Por R7 Publicado em 10/09/2021 15:57 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A Nasa confirmou na última segunda-feira (6) que o robô Perseverance conseguiu coletar sua primeira amostra de rocha em Marte.

"Conseguimos!", tuitou a agência espacial americana na madrugada de segunda, juntamente com uma fotografia de um núcleo de rocha ligeiramente mais grosso que um lápis dentro de um tubo de ensaio.

AFP/NASA

Sua primeira tentativa, em 5 de agosto, fracassou, porque a rocha estava muito quebradiça para suportar a broca do robô. Dados recebidos na última hora de 1º de setembro indicaram que a segunda tentativa havia sido bem-sucedida.

No último dia 2, a Nasa havia informado que as imagens tiradas depois que o braço do rover completou a coleta de amostras foram inconclusivas pelas más condições de luz solar.

"Com uma iluminação melhor no tubo de amostra, é possível ver que o núcleo de rocha coletado está lá", observou a Nasa no Twitter, acrescentando que a próxima etapa será selar o tubo e armazená-lo.

"Esta é uma conquista transcendental e estou ansioso para ver as descobertas incríveis do Perseverance e da nossa equipe", declarou o administrador da Nasa, Bill Nelson. Thomas Zurbuchen, administrador associado de Ciência, comparou a conquista às primeiras amostras de rocha extraídas da Lua.

O alvo era uma rocha do tamanho de uma pasta apelidada de "Rochette" com uma crista de 900 metros de comprimento.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados