O planeta TOI 700 e. — Foto: NASA/JPL-Caltech/Robert Hurt
Mundo

Nasa descobre novo planeta que pode ser habitável

TV Cultura
por  TV Cultura
12/01/2023 09:41 – atualizado há 11 meses

Um novo planeta que pode ser habitável foi descoberto pela Nasa por meio do satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

Identificado como “TOI 700 e”, o planeta está em uma "zona habitável”, ou seja, uma região do sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, o que viabiliza a existência de vida.

O corpo celeste é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até agora. O sistema onde ele foi encontrado já possui outros três planetas (TOI 700 b, c, d), dos quais apenas dois têm condições para ser habitável. O planeta está a 100 anos-luz da Terra e tem as seguintes características:

- Tem 95% do tamanho da Terra;

- Provavelmente é rochoso; e

- Completa uma órbita a cada 28 dias.

“Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”, disse Emily Gilbert, membra do laboratório Jet Propulsion da Nasa.